Marketing para clínicas: 7 estratégias infalíveis para atrair pacientes

Richard Riviere
13 de maio de 2023
Seta apontando para baixo.
médica jovem segurando um like do Facebook de papel

O marketing para clínicas vai além da atração de pacientes. Ele também te ajuda a fidelizar os que você já tem, destacar o seu negócio da concorrência e valorizar ainda mais o seu trabalho. 

O marketing é um ponto indispensável para todos os negócios que desejam prosperar em seus segmentos. Uma clínica não é diferente.

Por esse motivo, cuidar desse tópico traz diversos benefícios não só para a atração e fidelização de pacientes, mas para sua gestão como um todo

Neste conteúdo, separamos algumas dicas para te ajudar a otimizar o seu marketing e conquistar cada vez mais resultados no seu empreendimento. 

Continue a leitura!

7 estratégias infalíveis de marketing para clínicas

O marketing para clínicas é uma excelente ferramenta para conquistar e fidelizar pacientes

Isso porque, com ele, você se destaca dos concorrentes e consegue valorizar ainda mais o seu trabalho. 

Para começar a traçar sua estratégia, entender seus objetivos é o primeiro passo. Afinal, uma clínica que deseja atrair novos pacientes provavelmente não irá utilizar a mesma comunicação de uma que acabou de abrir, por exemplo. 

Ou seja, definir a mensagem que você deseja passar e de que forma quer posicionar a sua empresa é fundamental para começar a aplicar as dicas a seguir. 

Confira agora 7 estratégias infalíveis que irão posicionar melhor a sua marca no mercado e gerar resultados bem acima da média! 

1. Conheça seu público e estude a concorrência

Em primeiro lugar, qualquer estratégia de marketing precisa levar em conta a concorrência e o público-alvo

Para isso, é necessário entender as características, dores, desejos e problemas dos seus pacientes para que, dessa maneira, você consiga direcionar suas comunicações e demais prioridades da clínica para eles. 

Conhecer a sua concorrência também é um ponto importante para analisar seus diferenciais e ver como você pode oferecer uma experiência melhor aos seus pacientes

2. Invista na sua marca

Sua marca é um ponto extremamente fundamental para fidelizar pacientes. Com uma marca forte, é possível garantir indicações e tornar a sua clínica diferenciada no mercado. 

Ter uma identidade visual única que seja percebida em todos os espaços da clínica ajuda bastante. 

Essa percepção começa na fachada da clínica. Deixá-la aconchegante e acolhedora causa uma ótima primeira impressão. 

Para a recepção e a sala de espera, contar com um ambiente organizado, decorado com criatividade, do jeito que o seu público valoriza e com as distrações que ele gosta são ótimas dicas. 

Ter um totem para agilizar o atendimento é uma opção que entrega modernidade e diferencia sua clínica. 

Além disso, um painel de interatividade com informações úteis sobre a clínica e dicas é ótimo para tornar o tempo de espera do paciente mais agradável e fortalecer a sua marca. 

3. Esteja presente nas redes sociais

Uma pesquisa da Convergência Digital demonstrou que os brasileiros passam em torno de 46 horas por mês nas redes sociais

Nesse sentido, eles acompanham milhares de conteúdos, inclusive conteúdos sobre saúde. 

Estar presente nesses canais não apenas otimiza o marketing da sua clínica e divulga sua marca, mas também ajuda na disseminação de conteúdos relevantes, uma necessidade ainda maior em tempo de tantas fake news

No entanto, você não precisa produzir conteúdo para todas as redes sociais para atingir esses objetivos. Entender o seu público te ajuda a decidir em qual delas você deve focar. 

Por exemplo, um público mais velho costuma estar mais presente no Facebook, já o público jovem no TikTok. 

4. Cuide do seu site

Você sabia que, de acordo com um levantamento feito pelo Minuto Saudável, 94,4% dos brasileiros buscam informações sobre saúde na internet

Por esse motivo, ter um site e cuidar para que ele ofereça uma boa experiência aos pacientes e seja otimizado para SEO é um ótimo passo para alavancar as estratégias de marketing da sua clínica. 

Nesse sentido, torná-lo adaptável para dispositivos móveis, ter uma página que carregue rápido, além das informações completas sobre a clínica e seus procedimentos é fundamental. 

Adicionalmente, manter um blog te ajuda a levar conteúdo de qualidade aos pacientes, solucionar dúvidas e atrair novas pessoas para a clínica. 

5. Faça uma conta no Google Meu Negócio

Cadastrar sua clínica no Google Meu Negócio e manter as informações sempre atualizadas é outro passo indispensável para o seu marketing. 

Com ele, quando os pacientes pesquisarem pelos seus serviços ou pelo nome da clínica, irão encontrar informações completas, como telefone, endereço e demais informações de contato. 

O Google ainda usa informações de localização para indicar aos usuários os resultados mais próximos e relevantes. 

6. Utilize o e-mail marketing

Como você mantém contato com aqueles pacientes que não possuem nenhuma consulta marcada?

Com o e-mail marketing é possível. Mas uma estratégia nesse canal vai muito além disso. 

O e-mail marketing para clínicas possibilita o envio de conteúdos relevantes, comunicados e até e-mails comemorativos, como os de aniversários. 

Dessa maneira, você se aproxima mais de seus pacientes, e não fica refém apenas dos algoritmos que controlam a distribuição de conteúdo das redes sociais.

Um software de gestão que ofereça integrações com ferramentas de e-mails pode te ajudar bastante com essa questão. 

7. Otimize a jornada do paciente

A jornada do paciente começa muito antes da consulta e termina bem depois dela. Cuidar do marketing para clínicas é olhar para essa jornada de ponta a ponta, sempre levantando melhorias. 

Na hora do agendamento, por exemplo, você pode oferecer o agendamento online e a confirmação de consultas

Em seguida, na chegada do paciente à clínica, oferecer degustações, café e entretenimento cuidam para que ele nem perceba o tempo passar, porém, é preciso cuidar da agenda médica para que essa espera não seja muito longa

Depois, uma consulta humanizada, com foco total no paciente e, por fim, manter contato com ele via e-mail, são atitudes que certamente serão lembradas por quem for, o que irá gerar mais indicações para sua clínica. 

Em suma, ao seguir todas essas dicas, você melhora o seu marketing para clínicas, destaca o seu negócio da concorrência e fideliza cada vez mais pacientes

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus colegas e continue acompanhando nosso blog

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

WhatsApp