Software de gestão de clínicas: o que é e como escolher o melhor

Richard Riviere
8 de março de 2023
Seta apontando para baixo.

Um software de gestão de clínicas é uma plataforma que centraliza todas as soluções que você precisa para gerenciar sua instituição e atender seus pacientes com qualidade, organização e excelência.

Porém, para ter todas essas vantagens, é necessário escolher um sistema médico de qualidade, que atende completamente suas necessidades e não te deixa na mão quando você precisa.

Neste artigo você vai ver o que compõe um software de gestão de clínicas e o que levar em consideração ao escolher um.

O que é um software de gestão de clínicas?

Um software de gestão de clínicas é um conjunto de ferramentas que automatizam e melhoram os processos de gestão da sua clínica ou consultório, centralizando todas elas em uma única plataforma.

Para escolher o melhor software de gestão de clínicas, ele deve ter, no mínimo, estas soluções:

  • Gestão financeira: pare de perder tempo com o controle financeiro da sua instituição e automatize completamente as suas finanças. Um bom sistema conta com soluções como fluxo de caixa, integração bancária, guias de consulta TISS para planos de saúde, registro de descontos em pagamentos, bandeiras de cartão aceitas, relatórios de contas a receber e a pagar, e muito mais;
  • Cadastro: tenha um registro atualizado de informações da clínica, como unidades de atendimento, convênios, prédios, salas, especialidades, procedimentos, usuários e permissões de acesso, tabelas de preços, modelos de prontuário eletrônico e receituário eletrônico, pacotes de tratamento, entre outros;
  • Painel de indicadores do dia: acompanhe estatísticas importantes para sua empresa, como quantos pacientes estão agendados, quantos exames, procedimentos, consultas e retornos previstos, assim como porcentagem dos atendimentos do dia que já foram realizados, quantos por plano de saúde, por especialidade, por gênero (homens e mulheres) e quantos pacientes por tipo de atendimento (quantos estão vindo pela primeira vez na clínica e quantos são continuidade);
  • Painel gerencial: tenha um painel com as principais informações de gestão da clínica. Use o campo de filtrar o ano e saiba mês a mês quantas consultas foram marcadas, canceladas e realizadas, bem como as teleconsultas, faltas, notas fiscais emitidas, entre outros. Você também pode ver um gráfico mensal, que mostra mês a mês o total de consultas marcadas, realizadas, canceladas e faltas;
  • Ficha do paciente: pesquise o registro do paciente pelo nome ou número da carteirinha do convênio, número do prontuário, número do telefone, data de nascimento, CPF ou e-mail, ou cadastre todas essas informações;
  • Totem de autoatendimento: melhore a organização da recepção. Seu paciente pode apertar o botão correspondente ao serviço que irá realizar, emitir sua senha e aguardar ser chamado;
  • Agenda: tenha uma agenda com diferentes telas de agendamento, por exemplo, uma tela que mostra os agendamentos do mês, sinalizando em verde os dias com horário totalmente livre, em amarelo os dias que apenas alguns horários estarão livres e, em vermelho, os dias completamente ocupados;
  • Painel de interatividade: não fique preso a programas de TV. Basta personalizar seu painel de interatividade e transmitir conteúdos personalizados na recepção do consultório, como notícias de saúde, currículo dos profissionais, procedimentos realizados na clínica e demais conteúdos;
  • Prontuário eletrônico 100% personalizável: exclua áreas e botões que não utiliza no prontuário, tornando-o mais prático para seu dia a dia. No prontuário você possui um cabeçalho fixo com a foto do paciente, dados cadastrais e setas para “folhear” as páginas de evoluções clínicas anteriores. Na parte inferior, há o modelo que você selecionou previamente, também 100% personalizável;
  • Prescrição digital: integrada com a Memed, maior plataforma de prescrição eletrônica do Brasil com uma base de medicamentos atualizada. Ela também conta com registro de modelos de prescrição personalizáveis e alerta de interação medicamentosa;
  • Portal do paciente: permita que seus pacientes marquem agendamentos a qualquer hora, de qualquer local, sem precisar entrar em contato direto com a clínica. Ele também pode preencher a anamnese pré-consulta, para que você receba diretamente no prontuário digital.

Conheça a Versatilis System: sistema de gestão definitivo

A Versatilis System está no mercado há mais de 14 anos e mais de 500 clínicas e consultórios e 3.500 profissionais de saúde têm a Versatilis como seu sistema de gestão definitivo.

Ao longo dos anos, nós notamos um comportamento padrão entre clínicas e consultórios: ao assinarem um sistema, pouco tempo depois mudam para outro, depois migram para um terceiro e, ao terem a Versatilis System, ficam conosco para sempre.

Essas migrações de sistema ocorrem devido a insatisfação com o mercado de sistemas médicos. 

Na nossa empresa, tudo é fácil, prático e versátil. Conheça nossos principais diferenciais:

  • Sem planos: tenha direito a tudo que já desenvolvemos e vamos desenvolver no futuro com um único valor de assinatura;
  • Nosso sistema é, de fato, personalizável: você pode excluir o que não usa no nosso software;
  • Tenha seu próprio projeto de implantação: um especialista em gestão de clínicas será seu gerente, além de ser o responsável pelo seu treinamento e o de toda a sua equipe sobre como usar nosso sistema;
  • Desenvolvimento de novas ferramentas: caso você tenha uma necessidade específica que ainda não atendemos, apesar de ser difícil de acontecer, podemos desenvolver considerando o tempo de desenvolvimento e um possível investimento. Assim, você não fica com um sistema engessado que não atende suas necessidades;
  • Atendimento ágil e humanizado: tenha um acompanhamento constante da nossa equipe de apoio ao cliente e, em caso de dúvidas ou eventuais problemas, estamos disponíveis por telefone, e-mail ou WhatsApp;
  • Único sistema híbrido do mercado: seu sistema pode estar na nuvem, no servidor da AWS (melhor servidor do mundo), ou instalado localmente para não depender da internet. Caso opte pelo sistema local, faremos um backup diário dos seus dados na nuvem, para garantir a segurança dos seus dados.

Ao pesquisar na internet, você vai encontrar softwares com diversos planos, do mais básico ao mais completo (premium), que penalizam seu crescimento e cobram mais caro para mais soluções.

A equipe de suporte também costuma deixar a desejar. Você e a sua equipe precisam aprender a usar o sistema por conta própria ou têm um treinamento genérico para vários clientes, sem nenhuma personalização.

Esse modelo, muito conhecido e utilizado no mercado de softwares médicos, é o modelo escalável que visa o lucro. A Versatilis System tem a missão de ser seu sistema de gestão definitivo e adota outro modelo, aquele que é comprometido com sua experiência.

Não leia apenas este artigo, conheça e confira nossos benefícios na prática. Agende uma demonstração gratuita, sem compromisso, com um de nossos especialistas. 

Você também pode conhecer mais sobre nosso sistema nesta página.

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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