Experiência do paciente: o que é e como melhorar

Richard Riviere
17 de março de 2023
Seta apontando para baixo.

A experiência do paciente envolve todos os pontos de contato que uma pessoa possui com seus serviços e a sua marca, seja a busca pelo seu nome no Google, o agendamento ou a interação pós-consulta (inclusive, a falta de interação).

Um estudo divulgado no repositório da PUC Goiás sobre aspectos conceituais e operacionais da experiência do paciente afirma que para essa experiência ser positiva, é necessário considerar uma série de fatores:

“Entre esses, o modo como os cuidados são prestados, a comunicação interpessoal, sobretudo com pacientes e familiares; e uma gestão organizacional que preza pela promoção do cuidado seguro e de qualidade.”

Neste artigo você vai aprender o que é a experiência do paciente e o que a sua clínica precisa fazer para impactá-la positivamente, de modo a garantir a satisfação do seu público e a fidelização. Acompanhe!

O que é a experiência do paciente?

A experiência do paciente pode ser definida como o conjunto de interações que uma pessoa possui com o sistema de saúde ou com uma instituição em específico. 

No caso de uma clínica médica, por exemplo, a experiência do paciente começa desde o momento que ele nota que tem um problema e começa a realizar pesquisas ou buscar opiniões de colegas. 

Isso mesmo, diferente do que muitos imaginam, a jornada do paciente não começa apenas quando ele decide marcar uma consulta ou está no consultório, ela é iniciada antes, na etapa de curiosidade ou busca pela solução de um problema.

Para que esse conceito fique mais claro, vamos trabalhar com um caso hipotético. 

Imagine que a Gabriela é uma jovem adulta de 24 anos que recentemente começou a se preocupar com sua saúde, pois muitos tios começaram a ser diagnosticados com diabetes.

Devido ao seu histórico familiar, ela sabe que pode ter uma tendência a ter diabetes e, para piorar, desde a pandemia não voltou a fazer academia. Ela sente que está em dívida com sua própria saúde.

A Gabriela decide começar a seguir nutricionistas e personal trainers no TikTok e Instagram para pegar dicas de alimentação saudável e academia em casa. 

Com o passar do tempo, também começa a seguir um médico nutrólogo e um endocrinologista, que abordam mais especificamente a doença diabetes.

Depois de conseguir retomar suas atividades físicas e alimentação saudável, ela decide se consultar para realizar exames. A verdade é que a Gabriela está com medo de já ter indícios da doença e sabe que ainda está em sobrepeso.

Ela sabe que o endocrinologista que segue no Instagram é de sua cidade e parece ter muita empatia, pela forma como o médico conversa nos vídeos. Mesmo sendo pelo particular e tendo um convênio, decide marcar uma consulta com esse profissional.

A Gabriela é bem atendida no consultório, tanto pelas recepcionistas quanto pelo médico, e recebe mensagens pelo WhatsApp perguntando se ela gostou do atendimento e lembrando de marcar um retorno.

Esse caso é hipotético, mas talvez você conheça uma história parecida ou já vivenciou como profissional de saúde. Espero que você tenha notado que a experiência da Gabriela com sua saúde não começou na consulta médica, mas muito antes!

Como melhorar a experiência do paciente?

Para melhorar a experiência do paciente, antes é necessário entender a diferença entre experiência e satisfação, pois são dois conceitos que frequentemente são usados como sinônimas mas possuem diferenças importantes entre si.

A experiência, como explicado anteriormente, envolve uma série de fatores como comunicação, ambiente, interação com profissionais da recepção e de saúde, contato no pós-consulta, agendamento, entre outros.

A satisfação do paciente refere-se às expectativas, ou seja, se as expectativas foram alcançadas ou ultrapassadas durante a experiência que o paciente teve com os serviços de saúde prestados.

É claro que os conceitos estão relacionados. Imagine que um paciente tenha a expectativa de encontrar uma sala de espera lotada, pois agendou uma consulta pelo seu plano de saúde e essa é a experiência com a qual ele está acostumado.

Ao chegar no consultório, a recepção está limpa, organizada e com apenas outro paciente, que está aguardando um profissional diferente. Ele é atendido no horário marcado, o que é surpreendente, pois está acostumado com um atraso de, pelo menos, 20 minutos.

Nesse caso hipotético, a expectativa do paciente foi ultrapassada. A clínica entregou acima do que ele está acostumado ao ser atendido por plano de saúde, logo, sua satisfação foi altíssima.

Para garantir uma boa experiência, é necessário, no mínimo, atingir as expectativas do paciente. Porém, ao ultrapassar, você garante não apenas uma satisfação razoável, você fideliza e garante o retorno daquela pessoa que já conhece seu serviço.

Você pode estar pensando: certo, mas como melhorar, na prática, essa experiência?

Segundo o estudo citado no início do artigo:

“Um aspecto favorável para esse processo é a incorporação de tecnologia de informação e as comunicações implementadas, com o objetivo de se obter um sistema de qualidade, equitativo e centrado na pessoa.”

Ou seja, além de prestar um atendimento humanizado e assertivo, algo que já está “na veia” dos profissionais de saúde, também é preciso utilizar tecnologias para automatizar processos e garantir uma gestão de excelência no estabelecimento.

Ferramentas como o agendamento online, por exemplo, permitem que o paciente marque consultas de qualquer lugar, a qualquer hora, sem necessidade de entrar em contato com a clínica.

Para quem está acostumado com o mundo digital e faz tudo de forma rápida, essa ferramenta é essencial.

Você ainda pode ter um sistema médico que tem o agendamento online em um portal do paciente, que marca não apenas consultas, mas também permite o envio de uma pré-anamense diretamente para o prontuário eletrônico do software.

Assim, você agiliza o atendimento pois já sabe informações básicas, e pode começar a consulta chamando o paciente pelo nome, o que com certeza vai surpreendê-lo positivamente. 

Neste conteúdo você aprendeu o que é a experiência do paciente, como você pode melhorá-la na prática e a diferença entre experiência e satisfação. Espero que tenha sido útil!

Para conhecer mais ferramentas que te ajudam a entender e melhorar a jornada do seu público, leia nosso artigo sobre software médico ou conheça um na prática no nosso site.

Você também pode agendar uma demonstração gratuita, sem compromisso, com um de nossos especialistas em gestão de clínicas e consultórios.

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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