Empreendedorismo médico: 5 dicas para ter sua própria clínica

Richard Riviere
27 de junho de 2023
Seta apontando para baixo.
mulher médica empreendedora segurando tablet

O empreendedorismo médico pode parecer um desafio, mas, com ele, é possível obter excelentes oportunidades de crescimento. 

Segundo dados da Demografia Médica de 2023, em pouco mais de duas décadas, o número de médicos no Brasil mais do que dobrou. 

Nesse sentido, forma-se um cenário competitivo, o que faz com que muitos profissionais optem pelo empreendedorismo médico para se destacarem. 

Contudo, matérias como gestão e marketing não costumam ser abordadas dentro dos cursos na área da saúde, fazendo com que muitos encontrem dificuldades para gerenciar suas clínicas ou consultórios. 

Ao buscar conhecimento, é possível superar essa lacuna e obter um grande sucesso em seu empreendimento na área da saúde. 

Neste artigo, reunimos algumas dicas que irão te ajudar a conquistar esse objetivo. 

Vamos lá?! 

Por que optar pelo empreendedorismo médico?

O empreendedorismo é um dos caminhos possíveis para a carreira de um médico. Por meio dele, é possível conquistar maiores oportunidades de reconhecimento profissional e remuneração

Além disso, o novo perfil de paciente, o paciente digital, demanda uma nova abordagem de tratamento, mais focada na prevenção e promoção de saúde. 

Dessa forma, o empreendedorismo se revela uma excelente opção para atender o paciente digital, proporcionando a inovação e a comodidade que ele deseja. 

Isso porque, ao abrir sua própria clínica, fica mais fácil melhorar a qualidade do atendimento ao oferecer uma atenção humanizada e 100% focada nos pacientes

Outro ponto interessante é que você terá o controle dos serviços e, desse modo, consegue trazer implantar novas tecnologias e alcançar melhores diferenciais competitivos. 

5 dicas de empreendedorismo médico para ter sua própria clínica

Segundo um conteúdo da Revista Científica UCE, em se tratando de inovação e desenvolvimento econômico, o empreendedorismo na saúde se mostra favorável e um negócio rentável

Mas quais são os primeiros passos para começar essa jornada e construir um negócio sólido e sustentável? Confira a seguir!

Pesquise o mercado

Antes de mais nada, é importante se dedicar a uma boa e completa pesquisa de mercado. 

Por meio dela, você irá verificar as perspectivas do negócio, se existem concorrentes e quem são, quanto cobram, como é a clínica deles e como os serviços são oferecidos. 

Assim, obtém-se clareza para elaborar um plano de negócio e aumentar as chances de sucesso. 

Durante sua pesquisa de mercado, é importante levantar pontos como: 

  • Quem será seu público-alvo;
  • Quais são as dores e necessidades desse público;
  • Se existem profissionais atuando no mesmo bairro ou município;
  • Quais são as maiores demandas da sua região;
  • Quais são as tendências em sua área de atuação. 

Responder a essas perguntas é fundamental para a etapa seguinte, que consiste em elaborar um plano de negócio completo para sua clínica. Acompanhe! 

Elabore um plano de negócio

Um plano de negócio consiste na elaboração de um planejamento para um negócio em fase inicial. Nesse sentido, ele irá servir para orientar o empreendedor a desenvolver a ideia da melhor forma. 

Com ele, será possível consolidar suas expectativas a respeito da clínica, quais são suas motivações, o ambiente competitivo, e como você pretende operar para se destacar da concorrência. 

Esse tipo de documento também trata dos aspectos financeiros e econômicos, evidenciando a viabilidade e buscando objetivos possíveis de serem alcançados. 

Com um plano de negócio, você ainda irá avaliar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mostrando, dessa forma, os pontos fracos e fortes do seu empreendimento. 

A elaboração desse documento é geralmente feita por meio de tabelas, e uma das mais conhecidas é o Canvas, ou Business Model Canvas

Nesse modelo, com o auxílio das informações recolhidas no primeiro tópico dessas dicas, você irá listar:

  • Qual a sua proposta de valor;
  • Quais serão suas parcerias;
  • Canais de comunicação com os clientes;
  • Recursos;
  • Atividades-chave;
  • Fontes de renda;
  • Segmento de mercado.

Entre outros. 

Dedique-se a contratar bons colaboradores

Sua equipe será um grande alicerce na clínica e, por isso, é necessário aprender a contratar e gerir os colaboradores

Afinal, cuidar das pessoas é o seu negócio, e precisa se refletir no cuidado com a equipe também. 

Você pode começar, por exemplo, incentivando cursos e treinamentos para que os colaboradores possam desenvolver ainda mais suas habilidades e cuidar melhor de seus pacientes. 

O treinamento técnico é outro ponto fundamental para que sua equipe saiba utilizar da melhor forma todos os processos do empreendimento. 

Ao implantar novas tecnologias na clínica, criar workshops internos é uma ótima maneira de gerar esse aprendizado e garantir que todos aproveitem os recursos. 

Invista em boas tecnologias

O paciente digital espera comodidade, facilidade e uma boa experiência na clínica. Por esse motivo, investir em boas tecnologias em todas as áreas do seu empreendimento é essencial. 

Atualmente, a tecnologia na medicina engloba desde aspectos do atendimento ao paciente na recepção a tratamentos e procedimentos. 

Essa tecnologia começa em um bom sistema para clínicas. Com ele, é possível automatizar diferentes tarefas manuais, agilizar seu atendimento e centralizar todas as informações da sua clínica. 

Além disso, um sistema gera uma maior segurança a seus dados médicos com o uso do prontuário eletrônico

A agenda médica online também é indispensável para manter sua agenda sempre atualizada, evitar atrasos e obter funcionalidades como a confirmação de consultas.

Conte com estratégias de marketing médico

O marketing médico é uma das melhores formas de atrair novos pacientes, fortalecer a sua marca no mercado e se colocar como autoridade em sua área de atuação. 

Para isso, ter um bom site médico, usar as redes sociais, cadastrar sua clínica no Google Meu Negócio e investir em anúncios on e offline são ótimas estratégias. 

Porém, é importante lembrar que o marketing irá atrair, mas o atendimento na clínica irá fidelizar. Ou seja, cuidar da jornada do paciente é essencial para garantir uma boa experiência e obter a fidelização. 

Ao seguir todas essas dicas, você estará à frente da concorrência e aumenta bastante suas chances de prosperar e obter grande sucesso em seu empreendimento na área da saúde. 

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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