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Paciente digital: quem é, como atender e melhorar sua jornada

Richard Riviere
27 de janeiro de 2023
Seta apontando para baixo.

O paciente digital é mais exigente em relação aos serviços de saúde. Pesquisa sobre suas dúvidas na internet e vem para a consulta com sua própria opinião sobre o que está acontecendo. 

Não gosta de esperar na recepção e possui altas expectativas sobre como será atendido, valoriza o contato pós-consulta e espera continuar vendo seu profissional de saúde por postagens nas redes sociais, que entra diariamente. 

Aprenda neste artigo como esse paciente se comporta, quais são suas características e como atendê-lo. Boa leitura!

O que você irá conferir neste conteúdo

  • Quem é o paciente digital?
  • Ferramentas para melhorar a jornada do paciente digital

Quem é o paciente digital?

Para entender mais sobre esse perfil de paciente, separamos alguns dados e estudos que vão te ajudar a conhecer essa geração. 

Segundo o estudo da Doctoralia sobre paciente digital, estas são as características do perfil de paciente que busca sobre saúde na internet e começa sua jornada pelas plataformas de agendamento online. Acompanhe!

Mulheres são a maioria: as mulheres são as que mais usam o agendamento online para marcar consultas, representando 76% dos usuários. 

“Elas agendam as consultas médicas não apenas para si mesmas, como também para outros membros da família, especialmente os filhos. Além disso, também usam serviços médicos com muito mais frequência.”

O celular é o meio: 63% dos pacientes usam o celular para marcar consultas e tirar dúvidas sobre saúde na internet, enquanto 35% usam o computador e 2% o tablet. Essa tendência é vista em quase todos os países, não apenas no Brasil.

O período da manhã é o horário de pico: o maior número de buscas é realizado pela manhã, entre 7h e 8h, diferente de outros países, que possuem como período de pico a tarde, entre 13h e 19h. 

“A falta de tempo e a pressa fazem com que o usuário busque o imediatismo nos serviços que consome. Como pacientes, não estamos mais dispostos a esperar semanas por uma consulta com um profissional de saúde.”

Sobre as pesquisas mais realizadas pelos pacientes digitais, estas são as especialidades mais buscadas:

  • Ginecologista
  • Psicólogo
  • Dermatologista
  • Endocrinologista
  • Psiquiatra

As doenças mais buscadas:

  • Endometriose
  • Disfunção da ATM (articulação temporomandibular)
  • Lesões penianas
  • Doenças espinhais 
  • TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade)

Por fim, os serviços mais buscados:

  • Terapia de casal 
  • Tratamento de varizes
  • Terapia comportamental cognitiva
  • Inserção de DIU

Para entender o perfil do novo tipo de paciente, também é fundamental conhecer as principais diferenças entre as gerações e como elas impactam na forma como você deve adaptar seu atendimento. 

  • Baby boomers: nascidos nos anos 40 e 50, tinham o trabalho separado da vida pessoal, a carreira era uma decisão tomada para toda a vida e o trabalho era confinado ao escritório. Geralmente, gostam de regras claras, estão acostumados com longas horas de trabalho, possuem como valores a obediência, honra e disciplina e acreditam que sacrifícios são necessários para alcançar “a grande recompensa”;
  • Geração X: nascidos nos anos 60 e 70, a geração X possui uma juventude competitiva e pensamento mais individualista. Para eles, existe uma agenda de trabalho: lugar certo, hora certa. Começam a integrar a vida entre trabalho e pessoal por meio dos happy hours, também veem o workaholic (viciado em trabalho) como algo admirável. Querem crescer e crescer rápido, se importam com a aparência;
  • Millennials: nascidos nos anos 80 e 90, são a primeira geração da juventude global (internet), costumam ser multitarefas e pragmáticos, estão conectados com entretenimento como videogames, TV a cabo e computadores. Os millennials, geralmente, perdem interesse por projetos longos, há uma troca constante de emprego e são motivados pelo feedback e flexibilidade;
  • Geração Z: nascidos nos anos 2000 e 2010, ou seja, cresceram junto com a internet, portanto são mais conectados e menos sociais. A geração Z tem relações sociais líquidas (mais superficiais), costumam ser mais imediatistas e não gostam ou aceitam hierarquias. Pensam não linearmente (pensam mais “fora da caixinha”) e aprendem de forma autodidata pela internet. Acreditam que empreender é mais importante do que o dinheiro em si, não relacionam trabalho ou uma alta posição hierárquica com sucesso, pois valorizam mais o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, logo, a flexibilidade.

Lembre-se que os anos que definem as gerações não são um consenso entre os especialistas, portanto, os anos de início e término de cada geração podem mudar de acordo com o autor.

Também é comum que o início de uma geração se sinta mais representada com a anterior, devido ao estilo de vida que foi ensinado pelos pais, por exemplo. Muitos da geração Z ainda se sentem extremamente conectados com características dos Millennials. 

É fundamental que você use o conhecimento sobre as gerações não para colocar as pessoas em caixinhas, mas entender como os valores de cada paciente podem ser diferentes e usar isso para criar conexões e uma relação duradoura.

Ferramentas para melhorar a jornada do paciente digital

Agendamento online

O agendamento online permite que os pacientes marquem consultas de qualquer lugar, a qualquer hora, sem precisar entrar em contato com os profissionais da recepção. 

Assim que ele sentir a necessidade de marcar uma consulta, basta pegar seu celular e acessar a plataforma do profissional de saúde. 

Essa ferramenta traz praticidade e agilidade para a vida dos seus pacientes, logo, é algo valorizado pelo paciente digital. Alguns sistemas médicos como a Versatilis System, por exemplo, também podem aumentar a receita da clínica em até 20% com o agendamento online.

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico, quando pode ser verdadeiramente personalizado de acordo com seu estilo de consulta, traz muitos benefícios para o atendimento aos pacientes. 

Os pacientes digitais cresceram com a internet e não veem sentido em usar o papel para anotar suas informações, inclusive, não acham essa prática segura. Uma clínica que está digitalizada e usa um software médico é vista com bons olhos pelos pacientes.

Com o prontuário digital, você centraliza todos os dados do paciente em um único local e pode enviar seus documentos pela internet sempre que ele precisar, diferente do papel, que necessita de cópia e deslocamento físico. 

Telemedicina

A telemedicina é a solução ideal para atendimentos que não exigem exame físico, segundo os pacientes digitais, que não gostam de perder tempo no trânsito ou na sala de espera. Acessar a consulta por um sistema seguro, no conforto de sua própria casa, é um deleite para o paciente digital. 

O ideal é que você possua um sistema com integração com o Dr. Ao Vivo, maior plataforma de telemedicina do Brasil para teleconsultas (consultas a distância).

Essas são as principais ferramentas que melhoram a experiência do paciente digital, mas o recomendado é que você tenha um sistema de gestão completo com essas soluções e outras, como lembretes de consulta automáticos e receita digital. 

Para conhecer mais sobre essas ferramentas e como elas funcionam na prática, conheça o Versatilis System ou converse com um de nossos especialistas. 

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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