Marketing médico: o que é e como fazer seguindo as normas do CFM

Richard Riviere
5 de janeiro de 2023
Seta apontando para baixo.

O marketing médico, diferente do que muitos profissionais de saúde pensam, não se resume apenas a propagandas. Ele busca criar um relacionamento duradouro com seu público, criando um valor que será entregue antes, durante e após a consulta.

Oferecer um atendimento humanizado para o paciente é essencial, afinal, não é possível receber indicações e manter retornos sem um bom atendimento. 

Porém, para ter destaque no mercado tão concorrido que é a medicina, é fundamental investir em estratégias de marketing que construam uma marca forte para sua clínica.

Um estudo sobre marketing para a saúde defende que as estratégias de marketing sejam utilizadas pelas instituições de saúde para gerar cuidado e satisfação para os pacientes, além de manter a competitividade no mercado.

“Hoje existe a clara compreensão que, muito embora competência clínica, cirúrgica ou técnica sejam imprescindíveis para o atendimento dos indivíduos, isoladamente elas são insuficientes para manter e posicionar organizações num ambiente de elevada competitividade.”

Veja neste artigo como você pode usar o marketing médico ao seu favor, seguindo os limites estabelecidos pelo CFM e gerando valor para os pacientes. 

O que é marketing médico?

O marketing médico é um conjunto de ações e estratégias que buscam atrair mais pacientes para sua clínica, fidelizar quem já conhece seu serviço e aumentar seu faturamento.

Esses objetivos só podem ser alcançados por meio de um relacionamento forte e duradouro com seu público, ou seja, é preciso criar um valor e entregá-lo ao longo de toda a jornada do paciente.

A maior parte dos médicos ainda vê a jornada do paciente como algo que acontece somente quando ele entra na clínica e é atendido. É por isso que muitos pacientes não marcam retornos e, a maioria, não agenda consultas.

Para atrair e fidelizar pacientes, é preciso considerar momentos como:

  • A busca por uma dúvida relacionada à saúde que o paciente faz na internet
  • O desejo de conhecer mais sobre o médico que recebeu indicação por um site e redes sociais
  • O processo de agendamento, que pode ser fácil e rápido ou extremamente demorado e custoso
  • A recepção do paciente na clínica durante a espera para ser chamado
  • A experiência em consultas a distância feitas pela internet
  • O contato no pós-consulta, garantindo que o paciente não se esqueça de marcar um retorno
  • A avaliação de experiência do paciente com seu serviço, que mostra uma preocupação em estar sempre melhorando

Existem diferentes técnicas que você pode usar para impactar os pacientes nesses diferentes momentos. Continue a leitura para descobrir quais são elas!

Como fazer o marketing médico?

O marketing médico é um assunto complexo para quem não tem experiência na área ou nunca estudou sobre o assunto, por isso, é importante que você conheça os seguintes conceitos para analisar quais podem te ajudar a alcançar seus objetivos.

  • Marketing digital: o marketing digital se refere a qualquer estratégia que aconteça dentro do contexto digital, ou seja, na internet. Ele pode envolver a criação de um Google Meu Negócio, presença no Instagram, criação de um blog, site, basicamente qualquer meio de contato que aconteça pela internet. É o exato oposto do marketing tradicional e offline, que geralmente vemos por propagandas na TV, rádios e outdoors
  • Marketing de conteúdo: o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas no marketing digital, pois busca criar um relacionamento com seu público por meio de um conteúdo de qualidade e útil. É uma excelente ação para médicos, pois os pacientes buscam solucionar suas dúvidas pela internet e, muitas vezes, não encontram fontes confiáveis ou informações verídicas sobre o assunto. Ao ver sua marca como uma referência na área, o paciente fica mais inclinado a agendar uma consulta com o médico que já tem contato pela internet
  • E-mail marketing: o e-mail marketing é a estratégia de comunicação que acontece por meio de e-mails. Você já recebeu uma comunicação de uma oferta na sua caixa de entrada, ou um convite para um evento? Se sim, você foi impactado por um e-mail marketing de uma empresa. Essa estratégia é ótima para médicos que possuem os e-mails de seus pacientes e querem enviar mensagens em datas comemorativas, aniversários ou lembretes de retorno, mas é importante que você sempre peça a autorização do paciente para enviar esse tipo de comunicação
  • Site: é praticamente impossível conhecer uma empresa que não tenha um site com informações relevantes sobre seus serviços e meios de contato. Para a área da saúde, o site se torna ainda mais importante, pois é por meio dele que o paciente pode ver quais procedimentos são realizados na clínica, artigos que solucionam suas dúvidas, meios de contato para agendamento e currículos dos profissionais de saúde que atuam na clínica
  • Redes sociais: nos últimos anos, as redes sociais se tornaram parte da vida de praticamente todas as pessoas, principalmente depois do início da pandemia de COVID-19. Muitas vezes, eram apenas pelas redes que as pessoas conseguiam se comunicar e manter o relacionamento. Atualmente, muitos médicos mantêm uma presença ativa em canais como Instagram e TikTok, nos quais conseguem interagir com os pacientes de forma mais descontraída
  • Mídia paga: você já fez uma pesquisa no Google e nos primeiros resultados apareciam a palavra “Anúncio”, ou estava navegando pelo Instagram quando apareceu um conteúdo patrocinado no feed ou stories? Essa estratégia é chamada de mídia paga, quando as empresas pagam para que uma página ou um conteúdo apareça para determinados usuários. Na área da saúde, por exemplo, clínicas e consultórios podem investir em mídia paga para aparecer em pesquisas locais sobre procedimentos ou clínicas da região
  • Plataformas de conexão entre médicos e pacientes: a Doctoralia é um ótimo exemplo de site que conecta médicos e pacientes. Os profissionais de saúde podem criar um perfil no qual os pacientes deixam avaliações e até agendam consultas, o que traz mais tranquilidade para novos pacientes que querem saber mais sobre seus serviços e ver avaliações de quem já se consultou na clínica

Para fazer seu marketing médico, o primeiro passo é fazer uma pesquisa sobre seu público e quais canais eles mais usam. Se o seu público é jovem, é provável que estejam no Instagram e busquem pelos médicos, mesmo quando recebem indicação, na internet.

Ou seja, você pode começar criando seu site, postando conteúdos educativos no Instagram e no seu blog, além de criar um perfil para sua clínica no Google Meu Negócio, uma ferramenta completamente gratuita.

O ideal é que você conte com um sistema para clínicas que organize sua gestão e te proporcione mais tempo para investir no marketing médico ou buscar uma agência de marketing especializada na área da saúde.

Além disso, sistemas como o Versatilis System possuem um painel de interatividade que pode ser usado na recepção para mostrar conteúdos e procedimentos realizados em sua clínica, apoiando ainda mais seu marketing médico.

Agende uma demonstração gratuita para saber mais sobre a solução.

Limites do marketing médico de acordo com o CFM

É essencial ler o código de ética do CFM e ficar atento ao capítulo que trata sobre marketing. Para iniciar seus estudos, veja quais são as proibições mais importantes do Conselho em relação a propaganda médica:

  • Postar fotos “antes” e “depois” do paciente, mesmo com a autorização dele
  • Deixar de registrar a identificação do médico ou da clínica, como nome completo, número de registro e RQE, caso tenha
  • Divulgar mais de 2 especialidades ao mesmo tempo
  • Garantir resultados
  • Uso de falas sensacionalistas ou expressões como “o melhor equipamento/tratamento”, “resultado garantido”, “o melhor médico da região”

Neste artigo você aprendeu o que é marketing médico, como fazer e quais são seus limites. Se gostou do conteúdo, não deixe de ler outros artigos do nosso blog!

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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