Gestão de qualidade em saúde: o que é e como aplicar

Richard Riviere
11 de agosto de 2023
Seta apontando para baixo.
profissionais realizando a gestão de qualidade em saúde

A gestão de qualidade em saúde procura reduzir os erros e otimizar o atendimento aos pacientes, superando suas expectativas.

Existe uma crescente preocupação em tornar ambientes clínicos cada vez mais organizados e bem geridos para levar aos pacientes o melhor serviço. 

Desse modo, a intenção é fazer com os estabelecimentos da saúde não apenas cumpram todas as necessidades desses pacientes, mas superem as expectativas. 

Segundo um artigo de revisão da Revista O Mundo da Saúde:

“O planejamento, a revisão de processos e o acompanhamento de performance, assim como melhorias constantes, passaram a ser vitais para o posicionamento das organizações no mercado.”

Neste conteúdo, você verá o que é, qual o benefício desse modelo e como aplicá-lo na sua clínica ou consultório. 

Vamos lá? 

O que é gestão de qualidade em saúde?

A gestão da qualidade em saúde é uma metodologia de gestão que tem como maior objetivo garantir a satisfação do cliente final. Ou seja, ela é uma metodologia contínua, que permite às empresas se superarem em atendimento e profissionalismo

No Brasil, o conceito de “Qualidade” passou a circular nos meios de comunicação por volta das décadas de 80 e 90. Após isso, as empresas começaram a se transformar, tomando como base esse conceito e objetivando a sustentabilidade. 

Por consequência, essas empresas passaram a adotar sistemas de qualidade para conquistar mais eficácia, eficiência e altos índices de desempenho em seus processos, de modo a se posicionarem como referência na sociedade. 

Na saúde, os sistemas médicos cumprem esse papel com grande eficiência, oferecendo recursos que organizam as informações e otimizam processos, como o prontuário eletrônico, agenda online e prescrição digital. 

Assim, essa metodologia entrega uma maior organização e produtividade aos estabelecimentos, e ainda otimiza os benefícios dos serviços oferecidos aos pacientes. 

Outro ponto foco da gestão de qualidade é a redução de desperdício, o que evidencia que é método é também uma poderosa ferramenta para solucionar esse problema. 

Quais são as vantagens da gestão de qualidade em saúde?

A metodologia de gestão baseada em qualidade permite tornar procedimentos e processos melhores para entregar resultados que superam as expectativas dos pacientes

Para conquistar esse objetivo, ela deve atender a necessidade de inovação e melhoria contínua, responsáveis por processos assertivos e eficientes. 

Veja a seguir outros benefícios desse método para o seu empreendimento na saúde:

  • Melhorias nos serviços prestados, de modo a ajustar os processos dentro das principais práticas do mercado;
  • Redução de desperdícios e maior lucratividade, pois processos desnecessários e retrabalho são eliminados;
  • Satisfação e segurança dos pacientes visando uma experiência de excelência;
  • Otimização nos níveis de eficiência do estabelecimento, tornando a autoridade e a relevância da empresa um padrão a ser sempre superado. 

Como aplicar a gestão de qualidade em saúde?

A gestão de qualidade em saúde está pautada em 7 atributos, que são:

  • Eficácia: é a resolutividade, habilidade que a ciência médica tem para oferecer melhorias à saúde e ao bem-estar dos indivíduos;
  • Eficiência: é a relação entre o benefício do sistema de saúde e seu custo econômico. Com eficiência, é possível obter o melhor resultado ao menor custo;
  • Efetividade: relaciona os benefícios do sistema ou assistência médica ao resultado que um suposto “sistema ideal” teria;
  • Otimização: aqui, eleva-se o benefício ao máximo em relação ao seu custo econômico, é o balanço mais vantajoso no custo-benefício;
  • Aceitabilidade: se refere à capacidade de adaptar os cuidados médicos às expectativas e valores dos pacientes e suas famílias, objetivando a melhor relação médico-paciente;
  • Legitimidade: capacidade do estabelecimento se conformar às preferências relativas aos aspectos acima, visando a satisfação de toda a comunidade;
  • Equidade: determinação de uma distribuição adequada e justa a todos os membros da comunidade, população e sociedade. 

Ferramentas de gestão de qualidade em saúde

Para aplicar a gestão de qualidade em saúde no seu estabelecimento, além de levar em conta os princípios mencionados acima, é importante utilizar ferramentas que facilitam a identificação das mudanças necessárias e garantem ótimos resultados.

Matriz SWOT (ou FOFA)

A Matriz SWOT, também conhecida como análise FOFA, é uma das melhores ferramentas de gestão de qualidade. 

Para utilizá-la, é necessário considerar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da sua organização. Para isso, um olhar externo, para o mercado, e outro interno, para a própria organização, é indispensável. 

Assim, após mapear as informações, você deve encontrar ações que irão aproveitar as melhores oportunidades e utilizar os pontos fortes, mas sem deixar de analisar possíveis fraquezas e ameaças. 

Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa, ou Diagrama de Causa e Efeito, auxilia para que a sua organização transforme feedbacks, percepções e problemáticas identificadas em planos de ação. 

Ele faz isso por meio de uma estrutura de organização de linhas de pensamento e variáveis que consiste em identificar a causa raiz de um problema para eliminá-la

Contudo, para isso acontecer, é preciso descobrir outras problemáticas que podem estar relacionadas com esse obstáculo para, dessa forma, eliminá-las, uma a uma, até encontrar a causa raiz. Por isso o termo “causa e efeito”. 

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é outra ferramenta que você pode utilizar no controle de processos e solução de problemas. Nesse sentido, sua aplicação consiste em 4 pontos: Plan (planejar), Do (fazer), Check (verificar) e Act (agir)

Ou seja, você seleciona um processo que deseja melhorar, implementa um plano, verifica os resultados e, caso obtenha sucesso, parte para o próximo, se não, é possível planejar novas ações para solucionar a questão. 

Para a área da saúde, o PDCA é vantajoso, uma vez que auxilia na detecção de rotinas ineficazes e processos que necessitam de ajustes. 

O papel fundamental da tecnologia na gestão de qualidade em saúde

Ao longo do conteúdo, você pôde entender que a gestão de qualidade se baseia, principalmente, na otimização e eficácia dos processos de uma organização. 

Por esse motivo, contar com a tecnologia é essencial para implementar esse método em seu empreendimento. 

Com um software médico, você conquista organização, segurança e praticidade na rotina clínica, pois a inserção e o gerenciamento de dados fica muito mais fácil. Além disso, é possível ter qualquer informação sobre a clínica acessível em poucos cliques

Geralmente, um software completo oferece até mesmo um módulo de gestão financeira, o que permite ao gestor organizar contas a pagar e receber, bem como detectar o desempenho geral do estabelecimento e dos colaboradores. 

Assim, é possível conquistar uma gestão otimizada, e aplicar a melhoria contínua nos processos de forma prática e eficiente.

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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