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Adesão ao tratamento: qual é a importância e como garantir?

Richard Riviere
3 de agosto de 2023
Seta apontando para baixo.
médica explicando a uma paciente sobre um tratamento

A adesão ao tratamento envolve diferentes fatores e é indispensável para garantir a resolução do problema de saúde. 

Segundo dados da OMS, menos de 60% dos pacientes com diabetes e menos de 40% dos pacientes hipertensos seguem as prescrições e aderem ao tratamento. 

Com esse descuido, aumentam-se os danos à saúde e prejudica-se a longevidade e qualidade de vida do paciente. 

No entanto, a adesão ao tratamento envolve fatores que vão além de tomar ou não algum fármaco. Mas como garantir que os pacientes irão aderir às instruções médicas e obter melhoras? 

Para te ajudar, separamos neste conteúdo alguns motivos pelos quais a não adesão ao tratamento acontece, e como resolvê-los.

Vamos lá? 

O que você irá conferir neste conteúdo

  • Qual é a importância da adesão ao tratamento?
  • Por que alguns pacientes não aderem ao tratamento?
  • 5 dicas para garantir a adesão ao tratamento na clínica

Qual é a importância da adesão ao tratamento?

A adesão ao tratamento é fundamenta para garantir a melhoria e a qualidade de vida dos pacientes, especialmente aqueles que possuem alguma doença crônica. 

Nesse sentido, a falta de adesão às instruções médicas é considerada um problema de saúde pública e, inclusive, tem sido denominada uma “epidemia invisível” pelo Ministério da Saúde. 

Contudo, essa questão não envolve apenas seguir ou não o que foi indicado pelo médico.

Afinal, os cuidados com a saúde, de modo geral, envolvem outros pontos, como fatores socioeconômicos, compreensão sobre os benefícios, reação aos medicamentos, mudanças no estilo de vida, entre outros. 

Porém, sejam esses motivos voluntários ou não, a terapia deve ser seguida rigorosamente. Do contrário, o problema de saúde pode não ser solucionado, mesmo após uma aparente melhora. 

Por que alguns pacientes não aderem ao tratamento?

Segundo um artigo da Revista de Saúde Pública, alguns fatores relacionados a não adesão ao tratamento estão relacionados com características individuais dos pacientes, à doença em si, aos medicamentos e a interação entre o paciente e o serviço de saúde. 

Além disso, algumas condições ou tipos de tratamento podem apresentar características que geram barreiras específicas para sua adesão. 

Por exemplo, para o caso de doenças assintomáticas, como a hipertensão arterial, o paciente pode apresentar dificuldades com o uso regular de medicamentos. 

Outros pontos que atrapalham nesse caso são a falta de compreensão sobre o curso da doença e a ausência de sintomas visíveis. Por esses motivos, existem tanto fatores voluntários, quanto involuntários que prejudicam a adesão ao tratamento. 

Dentre os fatores involuntários, pode-se citar a falta de conhecimento ou falhas na interpretação das instruções, esquecimento de horários e desorganização. 

Já dentre os fatores voluntários, citam-se diversas razões levantadas pelos pacientes que escolhem não tomar os medicamentos parcial ou totalmente. 

Alguns pacientes, inclusive, podem se dar “dias livres” dos medicamentos por conta própria. E mesmo esses poucos dias atrapalham e afetam a efetividade dos fármacos. 

5 dicas para garantir a adesão ao tratamento na clínica

Para garantir a adesão ao tratamento dos pacientes, é fundamental estabelecer uma relação de confiança e solucionar todas as possíveis dúvidas e receios. 

Além disso, vale considerar a realidade socioeconômica daquele paciente, bem como crenças ou expectativas. 

Veja a seguir algumas dicas valiosas para aumentar a adesão de seus pacientes e melhorar ainda mais sua assistência em saúde! 

1. Explique a importância da adesão ao tratamento

Para garantir uma boa adesão ao tratamento, é necessário explicar e solucionar todos os receios do paciente em relação aquela terapêutica. 

Essa explicação proporciona o engajamento e conscientiza as pessoas a seguirem corretamente o uso dos fármacos. 

Um ponto importante é que, ao longo da explicação, vale ressaltas os riscos de parar a medicação antecipadamente, ou deixar de tomá-la por um tempo. 

2. Entenda a rotina do paciente e administre de acordo com ela

Fazer associações à rotina dos pacientes podem fazer com que eles se lembrem de tomar os medicamentos com mais facilidade. 

Por exemplo, é possível indicar que um determinado fármaco seja ingerido logo após as refeições, assim ele irá adquirir o hábito e aumentará a efetividade do tratamento. 

Com atitudes como essa, você garante que a terapêutica seja feita de forma fácil, e colabora para que os pacientes não se percam ou fiquem desestimulados no meio de um tratamento. 

3. Considere todas as formas farmacêuticas

Atualmente, existem diferentes tipos de tratamentos e remédios. Em relação aos remédios, eles podem ser de cápsula, pó, gotas, xaropes, pastilhas e outros formatos. 

Assim, conhecer todos esses formatos de modo a adequá-los as necessidades de cada indivíduo é essencial para garantir a continuidade do tratamento. 

Esse tópico é especialmente relevante no que diz respeito a pacientes mais idosos ou crianças, pois torna as indicações mais fáceis de serem seguidas. 

Desse modo, pode-se beneficiar os cuidados com a saúde e, por meio do atendimento humanizado e personalizado, construir um importante diferencial para sua clínica. 

4. Conte com recursos tecnológicos

A tecnologia pode ser uma grande aliada quando o assunto é adesão ao tratamento. Isso porque já existem diversos aplicativos que contam com alertas, e você pode usá-los como incentivo ao paciente. 

Para obter os benefícios que os recursos tecnológicos oferecem, é necessário pesquisar sobre as inovações e estar por dentro dos lançamentos, fazendo testes e vendo o que é possível aproveitar nas consultas.

Em algumas ferramentas, por exemplo, é possível cadastrar os horários que os pacientes devem tomar os medicamentos, o que pode resolver o problema do esquecimento. 

Uma das tecnologias que já existem nesse sentido e que está sendo testada é a chamada pílula inteligente, como a ID-Cap System. 

Nesse sentido, sua proposta é oferecer um sensor inteligente nos fármacos capazes de detectar se o paciente está tomando o fármaco da maneira certa. 

5. Mantenha uma relação de confiança e proximidade com seus pacientes

De todas as dicas deste conteúdo, manter uma relação de confiança e proximidade com os pacientes é uma das melhores para garantir uma boa adesão ao tratamento. 

Afinal, ao oferecer um atendimento humanizado e mostrar-se solícito a todas as possíveis dúvidas e questionamentos, você gera tranquilidade ao paciente, proporcionando mais conscientização e engajamento. 

Para manter o atendimento humanizado ao longo das consultas e manter foco total em seu paciente, contar com um sistema médico na nuvem é fundamental. 

Por meio dele, você obtém recursos tecnológicos como a prescrição eletrônica, que elimina totalmente os erros de legibilidade das receitas médicas. 

Ao seguir todas essas dicas, você poderá aumentar a adesão ao tratamento em sua clínica e melhorar ainda mais sua assistência! 

Se este conteúdo te ajudou, não se esqueça de compartilhar com os amigos e continuar acompanhando nosso blog para mais! 

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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