Medicina 4.0: o que é, benefícios e como se preparar para ela

Richard Riviere
25 de maio de 2023
Seta apontando para baixo.
Médico utilizando uma inovação tecnológica

A Medicina 4.0 tem a seu favor diversos artifícios que colaboram com a prevenção e cura das doenças.

A Indústria 4.0 foi a responsável por gerar inúmeras tecnologias, como Inteligência Artificial, robótica, internet das coisas, e computação em nuvem. 

Essas inovações não ficaram de fora da área médica e, graças a elas, atualmente temos uma medicina muito personalizada e preventiva. 

De fato, um artigo do Núcleo do Conhecimento afirma que: 

Já é perceptível a chegada das inovações em todas as especialidades médicas, principalmente no ramo cirúrgico, beneficiando pacientes e médicos através da precisão e velocidade da informação tão necessária para a salvação de vidas. 

Neste conteúdo, separamos para você o que é, quais são os principais benefícios, e como se preparar para a famosa Medicina 4.0.

Continue com a gente! 

O que é Medicina 4.0

A Medicina 4.0 é a aplicação das novas tecnologias na área da saúde, sempre visando a prevenção das doenças e a garantia do bem-estar dos pacientes. 

Com elas, é possível alcançar, graças a esses novos artifícios, mais prevenção, monitoramento e cura de doenças. Mas não é só isso. 

A nova fase da medicina também conquistou benefícios em suas áreas administrativas com o uso de sistemas e ferramentas que facilitam a rotina na clínica. 

Por tudo isso, a Medicina 4.0 gera muito mais eficiência e eficácia à medicina e, consequentemente, entrega mais vantagens aos pacientes, como:

  • Consultas mais humanizadas;
  • Procedimentos menos invasivos;
  • Medicina com bastante foco em prevenção, não apenas em tratamento;
  • Maior proximidade entre médicos e pacientes;
  • Maior controle e gestão da própria saúde.

Quais são os benefícios da Medicina 4.0?

A Medicina não é mais a mesma com todas as transformações digitais que estão acontecendo. 

Isso porque, com tantos recursos, ela foca ainda mais no cuidado e na prevenção, tudo isso para garantir o bem-estar físico e mental dos pacientes. 

Ainda segundo o conteúdo do Núcleo do Conhecimento citado acima: 

Pode-se dizer que a expectativa de vida de uma sociedade está diretamente ligada às tecnologias implantadas na área médica e na capacitação de seu pessoal, proporcionando diagnósticos cada vez mais assertivos que desaceleram a progressão ofensiva de várias doenças. 

Nesse sentido, ela é uma medicina com uma cultura de prevenção que oferece diagnósticos mais precisos e em menos tempo. Além disso, o uso da tecnologia é focado na melhoria da experiência dos pacientes

Como se preparar para a Medicina 4.0

Até agora, você conferiu inúmeras vantagens geradas pela Medicina 4.0. Mas como preparar a sua clínica para ela?

Afinal, existem desafios para que esses modelos sejam bem-sucedidos, utilizados da melhor forma para médicos e pacientes. 

Confira algumas dicas!

Nunca deixe de se atualizar

O primeiro e mais importante passo para se preparar para a Medicina 4.0 é se atualizar sempre. 

Dessa maneira, você entende as tecnologias que estão surgindo, suas aplicações, benefícios e limitações. 

Conhecer ferramentas como os softwares médicos, Telemedicina, aplicativos de monitoramento de saúde e plataformas de agendamento online são apenas alguns exemplos. 

Além disso, é necessário aprender sobre cirurgias robóticas, IA na prevenção de doenças, realidade virtual, entre outros. 

Para se manter atualizado, você pode fazer cursos livres, especializações, e até mesmo acompanhar especialistas ou blogs, como o nosso, da Versatilis! 

Porém, não se esqueça de seguir as orientações dos conselhos em relação a essas tecnologias para atuar de acordo com todas as normas e diretrizes. 

Entenda quais são as melhores tecnologias para sua área

Com tantas soluções disponíveis, pode ser um desafio e tanto entender quais são as melhores para sua área. 

Na cardiologia, por exemplo, monitores de atividade física, ECG em casa e a Inteligência Artificial vêm ganhando destaque e melhorando o acompanhamento de pacientes diagnosticados com fibrilação atrial, por exemplo. 

Por outro lado, a psiquiatria do futuro está sendo marcada pelo tele acompanhamento de pacientes, uso de realidade virtual para o tratamento de fobias, entre outros. 

Modernize a sua clínica

Um dos maiores desafios para o pleno desenvolvimento da Medicina 4.0 é a digitalização do setor, que só agora está sendo implementado de forma geral. 

Ou seja, é impossível falar sobre avanços tecnológicos sem modernizar a sua clínica. E apesar desse processo levar tempo, algumas dicas ajudam bastante. Dê uma olhada: 

Conte com um sistema médico

Um sistema médico para clínicas é um grande passo para ter uma clínica digital, que oferece o melhor a seus pacientes. 

Com ele, você tem acesso a funcionalidades praticamente indispensáveis para a prática médica atual, como: 

Todos esses recursos auxiliam seu dia a dia, melhoram a experiência do seu paciente e otimizam a gestão da sua clínica. 

Treine sua equipe

Para utilizar novos softwares ou equipamentos, o treinamento da equipe é fundamental. Assim, todos se tornam capacitados a utilizar o novo recurso da melhor forma possível. 

Promover treinamentos internos, incentivar o aprendizado e verificar como o uso das tecnologias está sendo feito na prática são apenas algumas das atitudes que você pode tomar nesse sentido. 

Teste novas tecnologias

O teste de novas tecnologias é outro passo que precisa ser considerado. Afinal, dessa maneira, você verifica a eficiência dela, como ela realmente funciona e se atenderá, de fato, às necessidades da sua prática médica. 

Conheça os aplicativos que seus pacientes usam

Existem inúmeros aplicativos de saúde disponíveis no mercado. Desde dispositivos wearables, como os relógios, até os de acompanhamento de ciclo menstrual e contador de calorias. 

Por esse motivo, procure entender quais deles seus pacientes estão usando, ou recomende algum que faça sentido na sua área. 

Dessa forma, você tem um acompanhamento ainda mais personalizado para seus pacientes e torna sua relação com eles mais próxima. 

Ao longo do conteúdo, você conferiu quais são os benefícios e como se adaptar para a Medicina 4.0. 

Se você deseja continuar se atualizando e aprender mais sobre gestão, marketing e novas tecnologias, siga acompanhando nosso blog

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

WhatsApp