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LinkedIn para médicos: veja se vale a pena e como usar

Richard Riviere
15 de março de 2023
Seta apontando para baixo.

O LinkedIn para médicos é uma rede social focada no âmbito profissional, utilizada como forma de divulgar seu currículo, certificados e experiências, bem como encontrar profissionais na sua área, ser encontrado, fazer networking e achar emprego.

Como você já deve ter notado, existem diversas funções que o LinkedIn pode cumprir para sua carreira e para sua instituição de saúde, porém, cabe a você avaliar quais fazem sentido para a sua realidade. 

Um fato é inegável: o LinkedIn se torna mais popular a cada ano e os profissionais de saúde já começaram a participar desse movimento. 

Segundo uma publicação da Kinsta, o interesse pela pesquisa do termo “LinkedIn” aumentou mais de 212% nos últimos 12 anos. Inclusive, se você encontrou este artigo, deve ter pesquisado LinkedIn no Google ou outro mecanismo de busca: acertei?

Atualmente a rede social possui 830 milhões de membros e mais de 58 milhões de empresas registradas. São muitos usuários em busca de desenvolvimento profissional e conexões, não concorda?

Neste artigo você vai aprender mais sobre o LinkedIn, se ele realmente vale a pena e como criar sua conta. Continue a leitura!

O que você irá conferir neste conteúdo

  • Qual a importância do LinkedIn para médicos? Vale a pena?
  • LinkedIn para médicos: como usar e criar sua conta

Qual a importância do LinkedIn para médicos? Vale a pena?

O LinkedIn é uma rede social importante e podemos averiguar essa constatação por meio das estatísticas da própria plataforma. 

De acordo com a publicação citada anteriormente no artigo, dos usuários do LinkedIn que acessam a plataforma todo mês, 40% acessam diariamente. A plataforma é popular entre estudantes universitários e pessoas que já atuam no mercado de trabalho.

Nos Estados Unidos, por exemplo, 50% dos adultos com bacharelado ou grau avançado são usuários do LinkedIn. Apenas 10% das pessoas na rede social não possuem certificação além do ensino médio. 

Ainda segundo os dados dos Estados Unidos, 44% dos usuários do LinkedIn têm uma renda anual maior que $75.000, valor acima da média salarial nacional do país. 

70% dos usuários do LinkedIn estão fora dos Estados Unidos, entretanto, o país tem o maior número de usuários (133 milhões). 

57% dos usuários do LinkedIn são homens e as pessoas da geração millennials (ou geração Y) representam 59%, sendo 11 milhões com cargos influentes em tomadas de decisão.

Apesar desses números impressionantes, ainda resta a reflexão: é uma rede social válida para médicos? Os profissionais de saúde podem se beneficiar ao investir tempo, energia e talvez dinheiro na plataforma?

Ao realizar benchmarks (pesquisas de concorrência) no mercado, você vai notar que são pouquíssimos os casos de instituições de saúde que usam a rede social para atrair pacientes. 

Diferente do Instagram, por exemplo, que visa o engajamento com o público-alvo da sua instituição e divulgação dos seus serviços médicos, ou seja, a atração de novos pacientes, o LinkedIn possui outro foco.

O LinkedIn pode não atrair pacientes, mas ele atrai profissionais. Ele facilita o recrutamento de funcionários, trabalha o branding (marketing institucional) da sua empresa e facilita seu reconhecimento como referência em sua área.

Médicos que possuem um bom perfil no LinkedIn e são influentes (também conhecidos como Top Voices na plataforma), realmente influenciam o mercado e a rede social, são escutados e conseguem mais oportunidades profissionais. 

Ou seja, se você tem interesse em ser encontrado para fins profissionais ou deseja ter uma presença forte no LinkedIn para divulgar a marca da sua instituição e divulgar vagas de emprego, sim, vale a pena investir na plataforma. 

LinkedIn para médicos: como usar e criar sua conta

Para entender como usar o LinkedIn, antes, é preciso conhecer mais sobre seu valor e seus planos.

Em 2016 a Microsoft adquiriu o LinkedIn pelo valor de US$ 26,2 bilhões. Enquanto outras redes sociais dependem de anúncios, a maior receita do LinkedIn vem pelos pagamentos dos seus usuários.

A receita anual do Linkedin é de US$ 8,05 bilhões. 39% dos usuários pagam pelo LinkedIn Premium que possui quatro níveis de preço:

  • Career: $39,99 por mês 
  • Business: $55,99 por mês (no pacote anual) 
  • Núcleo do Navegador de Vendas (Sales Navigator Core): $79,99 por mês (no pacote anual) 
  • Contratação (Recruiter Lite): $169.95 por mês (no pacote anual) 

O plano mais barato, Career, é o melhor pacote para quem está no LinkedIn apenas a procura de emprego. Você consegue ver quem viu seu perfil, em quantas buscas você apareceu, informações adicionais em vagas (como o salário), entre outras vantagens.

O plano Business, como o próprio nome diz, é mais voltado para empresas e possui benefícios como a visualização ilimitada dos perfis que acessaram seu perfil nos últimos 90 dias.

O Sales Navigator Core ou plano Núcleo do Navegador de Vendas é o plano para quem está no LinkedIn com o objetivo de gerar vendas e leads (captar informações de potenciais pacientes).

O plano de Contratação ou Recruiter Lite é utilizado por profissionais de RH (gestão de pessoas) com a função de contratar colaboradores, eles conseguem realizar anúncios de vagas, ter alerta de pesquisas de candidaturas, recomendações, entre outros recursos.

Mas não se preocupe, não é necessário assinar um plano para fazer bom uso da plataforma. Você pode usar – e muito – o LinkedIn na sua versão gratuita. 

Veja nosso passo a passo de como criar sua conta:

  1. Acesse a página de cadastro do LinkedIn (https://linkedin.com/reg/join);
  2. Registre seu nome, sobrenome, endereço de e-mail e uma senha. Ah, de acordo com o Contrato de Usuário da plataforma (https://www.linkedin.com/legal/user-agreement), é proibido usar nomes falsos/fictícios;
  3. Clique em “Cadastre-se agora” após terminar de preencher seus dados pessoais;
  4. Finalize as etapas adicionais necessárias.

Para criar uma conta para a sua empresa é necessário ter sua conta pessoal criada. Siga este guia:

  1. Clique na opção “Soluções” no canto direito superior da tela inicial;
  2. Selecione a opção “Crie uma Company Page” no final da aba;
  3. Adicione o nome da sua empresa e a URL da sua página corporativa, como seu site médico;
  4. Aceite o termo de compromisso de responsabilidade para falar pela empresa;
  5. Clique em “Criar Página”;
  6. Adicione uma foto de perfil como a logo da empresa, uma capa e uma descrição para ter um perfil mais completo;
  7. Complemente os outros campos, como localidade e especialidades.

Após criar seu perfil empresarial, você pode utilizá-lo para publicar o dia a dia da clínica, divulgar vagas, encontrar profissionais, gerar networking, entre outras atividades. Ótimas vantagens, não acha?

Para acompanhar mais artigos como este, acesse nosso blog!

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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