Como fazer encaixe de consulta na clínica e não perder pacientes

Richard Riviere
31 de agosto de 2024
Seta apontando para baixo.
recepcionista realizando o encaixe de consulta

Para otimizar sua agenda e parar de perder pacientes é preciso fazer o encaixe de consulta de forma eficiente. 

Manter um bom relacionamento com seus pacientes começa por garantir a realização dos atendimentos de forma eficaz e em tempo hábil.

Nesse sentido, realizar o encaixe de consulta na clínica de forma eficiente faz um grande diferencial na rotina, contribuindo para a fidelização e a satisfação. 

Assim, é preciso organizar sua agenda médica de modo a evitar a sobrecarga mas garantir, ao mesmo tempo, que nenhum paciente fique sem atendimento. 

Neste artigo, você vai conferir o que é, qual a importância e como fazer para garantir que sua clínica não perca pacientes. 

Vamos começar! 

O que é o encaixe de consulta na clínica? 

O encaixe de consulta na clínica é a prática de adicionar pacientes na agenda ainda que o dia esteja cheio. Porém, para ser eficiente, ele precisa acontecer sem comprometer os horários marcados. 

Esse tipo de estratégia funciona muito bem quando existem cancelamos de última hora, ou caso o paciente necessite um acompanhamento mais próximo. 

Por isso, mesmo que seja uma prática desafiadora para muitos profissionais com agendas lotadas, é possível executá-la de forma eficiente e otimizar o seu tempo na clínica.

Qual é a importância do encaixe de consulta na clínica?

Imagine João, um paciente que, após 3 dias de dor incômoda, resolve buscar ajuda médica. Porém, ao ligar para a clínica, João descobre que o profissional de sua preferência só terá horário na próxima semana. 

Ainda assim, a recepcionista, por entender a urgência da situação, diz que irá conferir a agenda, mas que espera dar um jeito de encaixá-lo naquele mesmo dia. 

Após aguardar, João descobre que conseguiu um horário e sente um grande alívio que vai além da solução do seu problema: ele se sente mais cuidado. 

Quando você realiza um encaixe de consulta eficiente na clínica, consegue responder prontamente às necessidades dos pacientes, ainda que a agenda pareça não ter mais espaço. 

Desse modo, é possível evitar que o paciente busque atendimento em outro lugar e criar um laço de confiança e fidelidade. 

Por meio dessa flexibilidade na agenda, sua clínica se posiciona como uma parceira dos pacientes, demonstrando que todos são tratados com cuidado e atenção. 

Por tudo isso, essa habilidade colabora tanto com o sucesso do seu relacionamento com os pacientes como com a sustentabilidade do seu negócio na saúde. 

5 passos para fazer o encaixe de consulta na clínica e não perder mais pacientes

Agora que você já entende a importância dessa prática, confira as dicas que separamos para te ajudar:

Passo 1: Avalie a urgência do atendimento

Em primeiro lugar, é preciso entender a urgência de cada paciente. Para isso, é importante manter sua equipe treinada para identificar os casos que precisam de um atendimento mais rápido. 

Desse modo, é possível garantir que os pacientes com casos mais críticos sejam atendidos com prontidão, enquanto que outros podem ficar com horários futuros sem prejuízos no atendimento. 

Passo 2: Mantenha pequenos blocos de tempo entre um atendimento e outro

Em seguida, procure sempre manter alguns minutos livres entre um agendamento e outro. Essa atitude tanto colabora com a organização do dia a dia como com os encaixes. 

Ao manter esses pequenos blocos de tempo, você fica mais bem preparado para imprevistos, evitando atrasos e podendo fazer ajustes, caso seja necessário. 

Assim, com esses espaços, você terá mais flexibilidade caso precise ajustar horários para encaixar algum paciente. 

Passo 3: Conte com a tecnologia de uma boa agenda online

Contar com um sistema para médicos que ofereça uma boa agenda online é outro passo fundamental. Com ele, você consegue organizar e monitorar seus encaixes e horários de forma muito mais eficiente. 

Isso porque, com uma boa agenda médica online, pode-se manter os horários organizados e atualizados para todos os profissionais. Essa organização melhora muito a comunicação e reduz possíveis erros na marcação. 

Passo 4: Comunique-se bem com os pacientes

Reduzir a frustração do paciente e melhorar sua confiança é um objetivo a ser alcançado por meio da transparência, da boa comunicação. 

Por isso, explique ao paciente que ele será atendido em um encaixe, o que significa isso e entenda as expectativas dele desde o princípio. 

Passo 5: Treine sua equipe para facilitar esses encaixes

Assim como todos os pontos acima, o treinamento de equipe é outro pilar para garantir encaixes de maneira eficiente e empática. 

Afinal, uma equipe bem treinada será sua maior aliada para garantir organização e agilidade sem comprometer a qualidade do atendimento. 

A importância da tecnologia na sua clínica

A tecnologia é uma excelente aliada não somente nos encaixes de consulta, mas em toda a rotina administrativa clínica. 

Com um sistema para médicos que conte com uma boa agenda online, você consegue gerenciar seus horários de forma eficiente, evitando conflitos, sobrecargas e erros de marcação. 

Nesse sentido, a flexibilidade da ferramenta possibilita ajustes com mais facilidade, otimizando o tempo para garantir que nenhum paciente fique sem atendimento. 

Com uma boa ferramenta, você terá uma visão completa da agenda de qualquer lugar e a qualquer hora por meio do armazenamento na nuvem. 

Outro ponto interessante é a possibilidade do envio de lembretes e confirmações de consulta. Com essa funcionalidade, você reduz em até 50% as faltas, além de melhorar a pontualidade dos pacientes. 

O agendamento online é ainda outro grande aliado dos profissionais da recepção, pois oferece ao paciente a comodidade de agendar suas consultas de forma simples e rápida. 

Por isso, se você deseja contar com esses e outros benefícios na sua clínica, conheça o Versatilis System

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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