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Teleconsulta: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens

Richard Riviere
16 de março de 2023
Seta apontando para baixo.

A teleconsulta refere-se ao atendimento médico a distância, consultas onlines, entre outros termos semelhantes. Ela traz muitos benefícios para a população e para o sistema de saúde, porém, deve ser praticada com cautela. 

A consulta a distância, assim como outras práticas médicas online, faz parte da telemedicina, um termo mais amplo que engloba diversos serviços de saúde que podem ser prestados de forma remota.

Um artigo de opinião sobre a telemedicina, escrito pelo Dr. Renato Marcos, médico e especialista em informática médica, telemedicina e educação a distância, afirma que o Brasil é o país no qual a telemedicina encontra aplicações ideais:

“Isso se deve a fatores como sua extensão territorial, envolvendo enormes distâncias, precariedade e custo de transportes terrestres, isolamento das pequenas comunidades (mais de 65% dos municípios brasileiros têm menos de 20.000 habitantes) […]”

O artigo também aponta outros fatores como falta de recursos econômicos dos governos legais e da população, extrema desigualdade numérica na distribuição de profissionais de saúde e materiais da saúde pública.

Neste artigo você vai aprender o que é a teleconsulta, como ela funciona, vantagens e desvantagens, além de entender como pode praticá-la de forma segura em sua clínica. Boa leitura!

O que você irá conferir neste conteúdo

  • O que é a teleconsulta?
  • Como a teleconsulta funciona?
  • Vantagens e desvantagens da teleconsulta
  • Como aplicar a teleconsulta na sua clínica?

O que é a teleconsulta?

Para entender a teleconsulta, antes, é preciso conhecer a telemedicina e o conceito de telessaúde. 

A telessaúde é o uso de TICs, Tecnologias de Informação e Comunicação, de forma geral na área da saúde. Esses sistemas de informação podem ser utilizados em diferentes áreas, como na gestão médica, diagnóstico, tratamento, procedimentos cirúrgicos, entre outros.

A telemedicina é um ramo da telessaúde que refere-se ao uso de tecnologias para facilitar a troca de informações entre profissionais de saúde, pacientes e demais envolvidos no sistema de saúde.

Ou seja, a teleconsulta faz parte da telemedicina que é um ramo da telessaúde. Caso fique confuso, basta lembrar que a telessaúde é o conceito mais amplo de todos e engloba vários ramos, como a teleducação, telecirurgias, teleconsultoria, assim por diante.

A telessaúde pode aparecer na rotina médica de três principais formas:

  • Inovação das práticas tradicionais, como é o caso da teleducação. A educação na medicina é um ensino tradicional que, com a telessaúde, pode ser feita de maneira inovadora, como é o ensino a distância que conecta profissionais e estudantes do mundo inteiro;
  • Caráter substitutivo e aditivo, como é o caso de telediagnósticos e teleconsultas. Ou seja, ao invés de fazer uma consulta presencial, você opta pela consulta a distância;
  • Metasserviço que permeia e apoia as ações de saúde, fluxos de pessoas e informações dentro de um sistema de saúde, como o apoio ao complexo regulador.

A teleconsulta é praticada por meio de serviços como a telefonia, videoconferência, chat, e-mail, mensagens e aplicativos. 

Segundo o artigo de opinião citado no início do conteúdo, dados da atenção primária indicam que 66% dos pacientes ligam para seus médicos buscando aconselhamento, esclarecimento sobre sintomas ou tranquilização. 

Isso significa que, diferente do que muitos imaginam, a teleconsulta não se popularizou na pandemia de COVID-19. Há muitos anos que os pacientes enviam mensagens, e-mails e ligam para seus médicos, e tudo isso faz parte da teleconsulta.

A pandemia de COVID-19, com início em 2020 no Brasil, foi responsável por popularizar uma das formas de praticar a teleconsulta: a consulta a distância em si. A crise de saúde também acelerou a regulamentação, que era discutida há mais de 20 anos pelo CFM.

Como a teleconsulta funciona?

Como citado anteriormente, a teleconsulta pode funcionar de diferentes formas, como por telefone, e-mail, chat, videoconferência, aplicativos, entre outros canais de comunicação e dispositivos eletrônicos. 

Para que a prática seja considerada uma teleconsulta, basta que o paciente esteja buscando por um atendimento médico, orientação, solução de dúvidas e demais tópicos relacionados a uma consulta.

Se pensarmos no cenário ideal, a teleconsulta deveria ser praticada sempre por meio de um sistema médico seguro. Ou seja, um sistema feito para a área da saúde e desenvolvido para teleconsultas.

Meios como o WhatsApp, Zoom, Google Meet e demais ferramentas genéricas, são eficientes para videoconferências e conversas, mas não foram feitos para a área da saúde, logo, não buscam seguir as normas do CFM, por exemplo.

Um software médico está atento às orientações do CFM e outros órgãos regularizadores e instituições renomadas, como a OMS e outros Conselhos.

Essa plataforma, além de oferecer uma solução de teleconsulta (que também pode ser chamada de telemedicina), possui outras ferramentas como prontuário eletrônico, receita digital e agendamento online, que complementam o serviço a distância.

Vantagens e desvantagens da teleconsulta

Assim como qualquer outra inovação e prática da medicina, a teleconsulta possui suas vantagens e desvantagens. 

Entre as principais vantagens, podemos citar:

  • Democratização do acesso à saúde, pois diminui a distância entre profissionais de saúde e pacientes;
  • Redução dos custos com locomoção e gastos de tempo desnecessários;
  • Redução de filas de espera e diminuição de salas de esperas lotadas;
  • Praticidade para pacientes que moram em cidades com alto fluxo de trânsito ou regiões mais afastadas;
  • Aumento da conexão entre médicos e outros profissionais de saúde, que podem fazer networking com mais facilidade e aprender com eventos online.

Sobre as principais desvantagens, é preciso estar atento a:

  • Desigualdade tecnológica no país, uma vez que boa parte das regiões brasileiras ainda não contam com uma internet estável e todas as inovações tecnológicas presentes em grandes centros urbanos;
  • Caso a desigualdade tecnológica não seja eliminada, a desigualdade social pode aumentar ainda mais, uma vez que apenas determinadas comunidades terão acesso a todos os benefícios da telemedicina.

Como aplicar a teleconsulta na sua clínica?

Para praticar a teleconsulta de forma segura na sua clínica, é preciso contar com um sistema médico de qualidade.

O Versatilis System, por exemplo, possui integração com o Dr. Ao Vivo, maior plataforma de telemedicina no Brasil para teleconsultas, além de ter outras soluções como prontuário eletrônico personalizável, agendamento online, entre outras ferramentas.

A plataforma também tem integrações com outras empresas, como a Nina, maior plataforma de confirmação de consultas do Brasil, Soluti, parceria para descontos em certificado digital e Memed, maior plataforma de prescrição de receitas. 

Ao ter todas essas integrações e ferramentas, você consegue oferecer uma jornada online de forma completa e positiva para seus pacientes.

Agende uma demonstração gratuita agora mesmo, sem compromisso. Você também pode ver mais sobre o sistema nesta página.

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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