Marketing digital para médicos: o que é, sua importância e como implementar

Richard Riviere
2 de março de 2023
Seta apontando para baixo.

O marketing digital para médicos permite que os profissionais sejam encontrados facilmente pelos pacientes na internet, facilitando a marcação de consultas e permitindo que novos pacientes conheçam seu serviço.

Ao se graduarem, os médicos estão preparados para exercer sua profissão, ou seja, possuem o conhecimento técnico e a experiência necessária para realizar diagnósticos e indicar o tratamento correto, o que leva anos e anos de prática.

Porém, normalmente os profissionais não saem preparados para abrir seu próprio consultório ou para gerir suas finanças, visando não ficarem presos aos plantões para sempre, caso esse não seja seus objetivos. 

Por isso, muitos precisam buscar especializações em áreas como marketing médico, gestão de clínicas e consultórios, gestão financeira para médicos, entre outros, visto que a área da saúde tem suas particularidades para cada uma dessas questões.

Um estudo sobre a importância do marketing digital em clínicas médicas aponta:

“Assim como acontece com a saúde, a empresa também precisa estar atenta ao novo ambiente digital, fazendo uso de ferramentas como marketing para desenvolver habilidades de percepção, convívio social e dedicação profissional. É a comunicação com o público externo que gera uma atmosfera com bons resultados para que sua imagem seja sempre positiva.”

Neste artigo você vai aprender tudo que precisa saber sobre marketing digital para médico e como começar sua estratégia sem cometer os erros mais comuns. Boa leitura!

O que é o marketing digital para médicos?

O marketing digital engloba estratégias de marketing realizadas por meio da internet, como redes sociais, e-mail marketing, otimização para mecanismos de buscas como o Google, site institucional, blog, entre outros. 

Essas estratégias são implementadas tanto com o objetivo de atrair novos pacientes, quanto fidelizar aqueles que já conhecem seu serviço, ao permitirem um relacionamento a distância e contato no pós-consulta, mesmo para pacientes sem retorno marcado.

O marketing, de forma geral, também pode ser definido como um conjunto de processos que visa criar, comunicar e fornecer valor para clientes, além de gerenciar as relações com os clientes, de modo a beneficiar tanto eles quanto a empresa.

Ou seja, isso significa que o seu marketing deve ter como principal objetivo entregar valor para os pacientes e construir um relacionamento forte e duradouro, para que eles sejam beneficiados com um serviço de saúde de qualidade, e sua clínica seja rentável.

Segundo Henry Ford, por exemplo, a venda de um veículo significava o início de um longo relacionamento com o cliente. Lembre-se que obter um novo cliente custa mais caro do que manter os já existentes, e clientes satisfeitos trazem outros!

Qual a importância do marketing digital para médicos?

Você já notou que o marketing digital é essencial para que seus serviços sejam encontrados facilmente pela internet, além disso, ele também apoia no contato pós-consulta e gerenciamento do relacionamento com o paciente.

Mas será que você realmente precisa do marketing digital para médicos? Vamos analisar!

Não é segredo que o mundo está passando por uma forte transformação digital nas últimas décadas. Se antes tínhamos a revolução industrial, atualmente temos a revolução tecnológica.

Talvez você se sinta da mesma forma: depois que a internet chegou, nunca deixamos de ter inovações tecnológicas. Smartphones, smartwatches, carros autônomos, inteligência artificial, robôs-cirurgiões, sistemas médicos, a lista simplesmente não para de crescer.

Para as clínicas e consultórios, que estavam acostumadas a realizarem todos os processos por meio de papel, é extremamente desafiador mudar os processos, mentalidade e cultura, pensando na transformação digital.

Entretanto, é necessário. Os pacientes de todas as idades estão acostumados a usar pelo menos o WhatsApp para conversar com amigos e familiares. Pacientes das novas gerações esperam, no mínimo, que você esteja presente na internet.

Entrar em uma clínica que tem tudo arquivado no papel, demora para encontrar informações e não passa a mensagem que investe em segurança de dados, é inimaginável. 

A internet, seja por meio de redes sociais como o Instagram, Facebook, Youtube ou LinkedIn, são cada vez mais fundamentais para a comunicação com os pacientes e permitir que eles avaliem seus serviços, oferecendo feedbacks valiosos.

Segundo o estudo sobre marketing digital em clínicas médicas, citado no início do artigo:

“O fato de estarem ativos no meio digital, não significa que os pacientes tenham deixado de valorizar a relação pessoal com os profissionais da saúde. No entanto, o impacto positivo da digitalização acontece pelo poder da tecnologia em facilitar a organização e integração da base de dados da instituição que exige planejamento e reflexão.”

Portanto, lembre-se que estar no marketing digital não significa deixar o atendimento humanizado e tratamento correto de lado, isso sempre será essencial e valorizado pelos pacientes.

Mas não podemos ficar para trás da concorrência e não estar onde nossos colegas, amigos e pacientes estão. E esse lugar é a internet.

Como fazer seu plano de marketing digital para médicos?

Garanta que seus pacientes estão satisfeitos com todos os pontos de contato que possuem com seu serviço: antes de falar sobre marketing, o óbvio precisa ser dito. 

Não adianta investir dinheiro em estratégias ótimas de marketing, se seus pacientes não estão satisfeitos com o atendimento que recebem na clínica. 

Pode ser o melhor plano de marketing do mundo, mas atrair mais pacientes sem garantir que a experiência está 100%, só vai fazer com que o “boca a boca” negativo aconteça.

Lembre-se que o atendimento da sua clínica não é apenas sobre a consulta. Mesmo que o atendimento médico seja ótimo, se o agendamento e a espera na recepção é demorado, se as recepcionistas não são cordiais, o paciente não sairá satisfeito.

Faça uma pesquisa e descubra em quais redes sociais seus pacientes estão: talvez você ame o LinkedIn, pois seus colegas médicos e potenciais empregadores estão lá. Mas será que faz sentido criar um perfil para sua clínica se seus pacientes não usam a rede?

Por isso, faça uma pesquisa com pacientes que já conhecem seu serviço e pergunte como eles costumam buscar por profissionais de saúde e quais redes sociais usam para consumir conteúdo sobre saúde. Pode ser o Instagram, Youtube, Google, entre outros.

Por fim, uma ótima dica é que, se você deseja resultados rápidos, considere os anúncios de palavras-chave do Google, também conhecidos como Google Ads, nos quais você pode aparecer em primeiro lugar para pesquisas como “dermatologista em São Paulo”.

Porém, para não ficar preso aos resultados rápidos e construir uma estratégia rentável a longo prazo, considere o marketing de conteúdo, ou seja, ter um site institucional, um blog, um Instagram, assim por diante.

Neste artigo você aprendeu o que precisava para começar seu marketing digital para médicos. Conheça mais soluções de marketing médico na nossa página!

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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