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Gestão da clínica: descubra o que é e como fazer

Richard Riviere
15 de abril de 2023
Seta apontando para baixo.
médicos realizando a gestão da clínica

A gestão da clínica mantém os processos administrativos organizados para que os profissionais possam focar nos pacientes. Com ela, você garante uma clínica médica sustentável, que poderá oferecer o melhor aos pacientes enquanto mantém a eficiência.

Segundo o trecho adaptado de um artigo da Scielo, uma boa gestão da clínica deve manter uma atenção à saúde de qualidade, centrada nas pessoas, eficiente, prestada no tempo certo e ofertada de forma humanizada.

Por isso, embora lidar com essa questão possa ser uma tarefa complexa e desafiadora, é preciso olhar para ela com atenção para priorizar a satisfação dos pacientes e o melhor controle de recursos.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é a gestão da clínica, qual a sua importância e como a tecnologia pode te ajudar com ela. 

Acompanhe!

O que você irá conferir neste conteúdo

  • O que é e qual é a importância da gestão da clínica?
  • 5 passos para fazer uma boa gestão da clínica

O que é e qual é a importância da gestão da clínica?

A gestão da clínica é um conceito amplo que envolve práticas e procedimentos que colaboram para que o espaço médico funcione corretamente. 

Afinal, uma clínica também é um negócio, e é por meio dela que os profissionais lidam com questões administrativas, financeiras, de atendimento ao paciente, marketing, produtividade e muito mais.

Ou seja, ela é a responsável por manter todos os processos da sua clínica organizados. Dessa forma, você entrega a melhor experiência para os seus pacientes. 

Confira outros benefícios:

Aumenta a produtividade

Com uma gestão organizada, você consegue automatizar processos manuais, organizar informações, estabelecer rotinas e entender as prioridades do seu negócio. 

Desse modo, é possível ficar mais produtivo para focar em atividades importantes não apenas para os pacientes, mas para toda a sua equipe. 

Fideliza pacientes

Ao seguir uma rotina com processos estabelecidos e em constante melhoria, você irá otimizar cada vez mais a experiência de seus pacientes.

Isso acontece porque quando sua clínica funciona bem, fica muito mais fácil superar as necessidades deles, entendendo suas maiores dores e preocupações. 

Assim, a chance de fidelização aumenta, pois eles irão se sentir cada vez mais acolhidos. Esse maior acolhimento pode aumentar até mesmo a eficácia do tratamento e a indicação de seus serviços para outras pessoas. 

Melhora a gestão financeira

Ter um bom controle financeiro é fundamental para manter a sua clínica sustentável, garantindo que ela irá oferecer o melhor aos pacientes. 

Com uma boa gestão da clínica, você organiza contas a pagar, a receber, fluxo de caixa, entre outras essenciais para o seu financeiro. 

5 passos para fazer uma boa gestão da clínica

Empreender no Brasil é uma tarefa desafiadora. Existem muitos desafios e a cada dia surge um novo aprendizado. 

Porém, existem alguns passos simples que você pode começar a tomar a partir de hoje para otimizar a gestão da sua clínica, melhorar os seus processos e gerir com mais tranquilidade o seu negócio. Veja a seguir!

Automatize processos

Em uma clínica médica, existem diversas atividades que podem ser automatizadas, como gestão de estoque, faturamento, agendamento de consultas, registro de históricos médicos, entre outras.

Com a automatização, você elimina tarefas manuais e repetitivas que consomem tempo e recursos, permitindo que a equipe se concentre em atividades mais importantes. 

Além disso, com a automatização, você consegue coletar e analisar dados com mais agilidade, obtendo informações sobre o desempenho da clínica, perfil dos pacientes e produtividade dos profissionais. 

Para automatizar seus processos, o primeiro passo é mapeá-los e contar com a tecnologia para ajudá-lo da melhor maneira. 

Treine sua equipe 

Com a capacitação adequada, os funcionários estarão aptos a oferecer um serviço mais qualificado, atencioso e personalizado. Tudo isso certamente irá gerar maior satisfação dos pacientes e, consequentemente, fidelização.

Além disso, o treinamento da equipe também pode contribuir para a redução de erros e retrabalho, aumentando a produtividade e reduzindo os custos operacionais da clínica.

Por fim, com o aprendizado constante e a possibilidade de desenvolver novas habilidades, os colaboradores se sentirão mais valorizados e motivados. Essa valorização com certeza irá refletir positivamente na qualidade do trabalho e no clima organizacional da clínica.

Tenha uma boa gestão de agenda 

Uma agenda bem gerenciada evita atrasos e diminui o tempo de espera dos pacientes na clínica, o que aumenta a satisfação deles e melhora a imagem da clínica.

Outro ponto importante é que ela permite que os profissionais tenham um planejamento melhor de suas atividades, otimizando o seu tempo para atender mais e melhor. 

Ao organizar a sua agenda, você também poderá reduzir o impacto dos cancelamentos e atrasos, o que pode colaborar com uma redução nos custos da clínica.

Gere relatórios e tenha metas para sua clínica

Gerar relatórios sobre suas finanças, atendimentos e pacientes é essencial para obter informações valiosas sobre o desempenho da sua clínica nessas áreas.

Assim, você pode utilizar essas informações para identificar problemas e oportunidades de melhoria, analisar o fluxo de caixa, acompanhar o progresso de projetos, e tomar decisões estratégicas com base em dados.

Os relatórios também podem ajudar a manter a clínica em conformidade com as regulamentações e padrões do setor, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que exige o monitoramento e o controle do acesso aos dados dos pacientes.

Estabelecer metas e objetivos para a clínica é outro ponto importante para manter uma cultura de melhoria contínua. 

Nesse caso, a ideia é elencar o que é prioridade no momento para traçar planos de ação que irão te permitir alcançar as melhorias que você deseja no seu negócio.

Conte com um software médico

Um software médico de gestão de clínicas é o seu melhor aliado para ajudá-lo a automatizar seus processos, ter uma boa gestão de agenda e gerar relatórios administrativos.

Com ele, você melhora a eficiência operacional e humaniza ainda mais os seus atendimentos, uma vez que seus processos serão gerenciados com mais agilidade e precisão.

Além disso, um sistema médico de gestão oferece segurança no armazenamento de dados por meio de ferramentas como o prontuário eletrônico. 

Por tudo isso, ao utilizar a tecnologia como sua aliada na clínica, você ganha mais tempo para focar no que realmente importa: oferecer a melhor experiência a seus pacientes. 

No sistema da Versatilis, você conta com tudo isso e outros pontos que irão alavancar ainda mais a sua gestão.
Agende uma demonstração gratuita e sem compromisso hoje mesmo para conhecer todos esses benefícios na prática!

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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