E-mail marketing no Versatilis System: tudo que você precisa saber

Richard Riviere
7 de agosto de 2023
Seta apontando para baixo.
e-mail marketing no Versatilis System

O e-mail marketing no Versatilis System colabora para que você desenvolva uma estratégia completa que aumenta a fidelização dos seus pacientes. 

O e-mail marketing para clínicas e consultórios é capaz de proporcionar uma estratégia de marketing de ponta a ponta. 

Com ele, é possível fidelizar seus pacientes ao enviar conteúdos de valor, como informativos do estabelecimento, dicas de saúde e até e-mails relacionais, como os de aniversário. 

No Versatilis System, você tem a opção de integrar excelentes ferramentas de e-mail marketing para gerenciar seus contatos e estreitar seu relacionamento com os pacientes. 

Neste conteúdo, você vai conferir tudo que você precisa saber sobre o funcionamento e uso do e-mail marketing no sistema Versatilis. 

Acompanhe! 

Como funciona o e-mail marketing no Versatilis System?

O sistema médico Versatilis System disponibiliza diferentes recursos para que profissionais de saúde possam gerir melhor seus estabelecimentos e conquistar segurança e praticidade

Um desses recursos é a possibilidade de integração com duas ótimas ferramentas de e-mail e CRM do mercado: a Nectar CRM e a RD Station

Mas, afinal, como acontece essa integração dentro do sistema? 

Antes de mais nada, é importante entender o que é CRM. CRM vem do inglês Customer Relationship Management. Em português, esse termo pode ser traduzido para Gestão de Relacionamento com o Cliente

Na prática, o CRM é todo o processo de gerenciar e analisar as interações com os clientes ou, no caso de uma clínica, com os pacientes. 

Seu principal objetivo é entender os desejos e necessidades daquele público para oferecer o que ele precisa, no momento que precisa. 

Assim, você melhora seu relacionamento com eles, otimiza a experiência no seu negócio e conquista mais fidelização. O e-mail marketing se configura como uma das estratégias de CRM. 

Desse modo, dentro do sistema Versatilis, é possível integrar uma das duas ferramentas de CRM completas mencionadas acima, que disponibilizam, dentre outras funções, o e-mail marketing. 

Ou seja, você escolhe a que deseja, e depois basta integrá-las ao sistema via API. Para essa integração, você terá toda a ajuda do nosso time. 

Com a ferramenta de CRM e e-mail integrada, você poderá acompanhar as ações dos pacientes, como: 

  • Orçamento de pacotes;
  • Orçamentos gerais;
  • Agendamentos;
  • Venda de pacotes. 

Dessa maneira, você envia campanhas aproveitando as oportunidades, e acompanha de perto a jornada do paciente na sua clínica ou consultório. 

Quais são os benefícios do e-mail marketing no Versatilis System?

Ao elaborar uma estratégia de e-mail marketing para a clínica, você se aproxima de seus pacientes, consegue manter contato com eles mesmo sem uma consulta marcada e conquista mais fidelização. 

Porém, esses benefícios se tornam ainda maiores quando você tem a chance de ter uma ferramenta de CRM integrada ao seu sistema médico

Isso porque, com essa integração, você conquista a centralização dos dados, e não precisa preencher as informações de forma duplicada em outro sistema. 

Essa maior organização gera praticidade para a rotina, o que permite o acompanhamento detalhado de todo o caminho que o paciente percorre desde que liga para tirar alguma dúvida até o pós-consulta

Passo a passo para elaborar uma boa estratégia de e-mail marketing no Versatilis System

Para utilizar o e-mail marketing no Versatilis System da melhor forma, é necessário elaborar uma boa estratégia para conquistar seus objetivos. 

Veja a seguir como fazer isso! 

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo para qualquer boa estratégia de marketing é entender quais são seus objetivos com ela

Afinal, os objetivos de uma clínica recém-aberta que deseja atrair novos pacientes são diferentes dos de uma que implementou um novo tratamento, e deseja divulgá-lo para seu público. 

Por isso, antes de pensar em enviar uma campanha, entenda o momento da sua clínica para que a comunicação seja certeira. 

2. Planeje suas campanhas 

Após entender os objetivos da sua estratégia, é hora de planejar suas campanhas. Aqui, vale ressaltar que é possível ter inúmeros tipos de campanhas, como:

  • Conscientização a respeito de uma doença e da importância do tratamento, como Outubro Rosa e Novembro Azul;
  • Cuidados com a saúde mental e como ajudar aqueles que precisam durante o Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio;
  • A importância da adesão ao tratamento;
  • Dicas sobre um novo procedimento que sua clínica está realizando;
  • Mitos e verdades sobre assuntos da sua área.

Entre outras. 

Ao direcionar suas comunicações para diferentes campanhas, a depender da sua área de atuação, você irá conversar com o público, e as pessoas irão se lembrar de você e de seus serviços, mesmo sem uma consulta marcada. 

Dessa maneira, ao pensarem em um especialista na área, elas provavelmente irão considerar a sua marca e agendar uma consulta

3. Conte com a ajuda dos colaboradores

Para atingir qualquer objetivo em seu empreendimento, a ajuda dos colaboradores é essencial. Eles também fazem parte da jornada do paciente e, por isso, podem entender dores e questões que, para você, passam despercebidas

Por esse motivo, elaborar as estratégias em conjunto, entendendo como é a percepção de cada um sobre o atendimento na clínica é uma excelente aposta. 

4. Envie pesquisas de satisfação

Como saber se um paciente teve uma boa experiência na hora do agendamento? Ou, como saber se existe algo que precisa ser mudado no estabelecimento, por exemplo, na sala de espera? 

Com o envio de pesquisas de satisfação! 

Dentre os inúmeros benefícios do e-mail marketing no Versatilis System, o envio desse tipo de pesquisa é um dos melhores!

Por meio delas, você entende como é a percepção do paciente a respeito de seus serviços, consegue elaborar planos de ação para as questões mais críticas, e até mesmo priorizar quais serão os próximos passos da sua clínica!

5. Mantenha contato com seus pacientes

Como você mantém contato com seus pacientes depois que eles saem da sala de consulta?

O e-mail marketing é uma ferramenta incrível para manter esse contato ativo, deixando um canal aberto para que as pessoas solucionem dúvidas mais simples, recebam dicas de pós e pré-operatório, entre outras inúmeras comunicações relevantes. 

Além disso, você pode enviar e-mails relacionais, como aqueles desejando boas festas ou feliz aniversário. 

Tudo isso pode ser configurado e programado dentro da integração com o CRM no Versatilis System! Bem bacana, não acha?

Se você gostou dessas possibilidades e quer conquistar essas vantagens para sua clínica, agende hoje mesmo uma demonstração gratuita!

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Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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