Conheça o Versatilis

Planos e preços
Funcionalidades
Gestão financeiraGestão de pacientesGestão da clínicaGestão de marketing e automaçõesProntuário Eletrônico
Quem Somos Blog Agendar demonstração
Marketing médico

Dr. Google: o que é e como usá-lo ao seu favor

Richard Riviere
10 de abril de 2023
Seta apontando para baixo.

O Dr. Google refere-se a prática de cada vez mais usuários da internet buscarem ajuda médica no mecanismo de busca (Google) ao invés de ir até um estabelecimento médico ou consultar diretamente um profissional de saúde.

Esse comportamento é conhecido como “consultar o Dr. Google”, que não é um médico mas, muitas vezes, é tratado como tal.

Segundo esta notícia da Revista Galileu da Globo, uma pesquisa revelou que o “Dr. Google” está quase sempre errado. Ao pesquisar por sintomas na plataforma de buscas, em apenas 36% das vezes o primeiro resultado tem um diagnóstico correto.

A pesquisa foi realizada na Universidade Edith Cowan, na Austrália. Os cientistas analisaram 36 verificadores de sintomas para dispositivos móveis. Em 52% das vezes, a resposta correta está entre as três primeiras posições.

O estudo também mostrou que os conselhos fornecidos sobre quando e onde buscar atendimento médico não são precisos em 49% das vezes. 

De acordo com uma das cientistas:

“Embora possa ser tentador usar essas ferramentas para descobrir o que pode estar causando seus sintomas, na maioria das vezes eles não são confiáveis e podem ser perigosos. […] Esses sites não substituem o médico, mas podem ser úteis para fornecer mais informações quando você tiver um diagnóstico oficial.”

Neste artigo você vai aprender mais sobre o Dr. Google, como usá-lo ao seu favor e como combater as informações falsas com o objetivo de ajudar seus pacientes. Acompanhe!

O que você irá conferir neste conteúdo

  • O que é o Dr. Google?
  • Como usar o Dr. Google ao seu favor: para pacientes, médicos e instituições de saúde

O que é o Dr. Google?

O Dr. Google refere-se a prática de pesquisar sintomas e diagnósticos no Google ao invés de se consultar com um médico ou demais profissionais de saúde.

Faça uma atividade prática: abra três guias no seu navegador e busque pelas seguintes frases, “como tratar febre”, “dor na coluna o que é” e “como saber se torci o tornozelo”. Pesquisas bem genéricas para vermos como o Google se comporta.

Os resultados podem variar dependendo do dispositivo em que você está e a data. No meu caso, para a pesquisa sobre como tratar febre, os dois primeiros resultados foram o site do Dr. Drauzio Varella e o site do benegrip. 

Ao clicar nos sites, vejo que um artigo foi escrito por uma jornalista com foco em saúde – não uma médica – e o outro também tem informações sobre a doença e como tratar, mas faz uma propaganda do remédio benegrip.

Para os resultados sobre dor na coluna, o primeiro site é o da Tua Saúde e o segundo do governo, mais precisamente o Ministério da Saúde, que deixa em negrito a importância de se consultar com um profissional da área médica.

Além disso, o primeiro resultado foi escrito por uma farmacêutica, atualizado por uma biomédica e teve a revisão de um médico ortopedista. 

Para os primeiros resultados da busca sobre a torção no tornozelo, temos em primeiro lugar o site do Ministério da Saúde com o mesmo aviso sobre consultar apenas um médico ou cirurgião-dentista e o site da WikiHow, com um artigo escrito em conjunto com um médico.

Como você pode ver pelo comportamento do Google, nem todos os resultados são respeitáveis, ou seja, nem todos foram escritos por médicos ou são de uma instituição de saúde. Temos jornalistas e propaganda no meio.

De fato, o Google pode ajudar e informar, tirar dúvidas, mas não é 100% confiável.

Como usar o Dr. Google ao seu favor: para pacientes, médicos e instituições de saúde

Para usar o Dr. Google ao seu favor, como paciente ou usuário que está fazendo as buscas, é fundamental ser extremamente crítico com as fontes que aparecem nos resultados das suas pesquisas.

Um artigo pode ser bem escrito por qualquer pessoa. O profissional pode até ter tido as melhores das intenções, mas não adianta, só podemos confiar em médicos, cirurgiões-dentistas e demais profissionais habilitados para falar sobre o assunto.

Ou seja, o primeiro passo é buscar artigos escritos por médicos ou que foram revisados por um. Sites do governo, como o do Ministério da Saúde, também são fontes mais confiáveis do que sites genéricos.

Outro ponto para prestar atenção: propagandas. Muitos artigos são escritos apenas com o objetivo de fazer uma propaganda de um produto no final, por isso, fique atento! Sempre desconfie do que está lendo e questione a intenção daquele conteúdo.

No caso de médicos, profissionais e instituições de saúde, para usar o Dr. Google ao seu favor é necessário ter presença nele. Isso mesmo, você deve aparecer por meio de seus conteúdos, seja em blog, vídeo ou redes sociais. 

A lógica é simples: se os pacientes estão querendo tirar dúvidas no Google, eles precisam encontrar artigos escritos por quem está apto a falar sobre o assunto. Mas se não tem nenhum médico escrevendo, como o Google vai mostrar esse resultado?

Existem várias vantagens de investir na sua presença digital. Você será encontrado mais facilmente pelos pacientes, se tornará uma referência e fonte confiável na internet, fortalecerá seu marketing médico, entre outros.

Mas acima de todos esses benefícios, você estará ajudando a população e vai combater de forma efetiva as fake news (informações falsas).

Neste artigo você aprendeu o que é o Dr. Google, como ele funciona e como usá-lo ao seu favor. Espero que o conteúdo tenha sido útil e clarificado seu entendimento sobre o assunto. 

Você pode ler mais artigos como este em nosso blog, estamos sempre publicando sobre marketing médico, tecnologia na saúde, ferramentas para clínicas e consultórios, prática médica, gestão na saúde, entre outros tópicos relacionados.

Se você ficou interessado em aumentar sua presença digital, não deixe de pesquisar em nossos artigos sobre marketing digital e redes sociais como o Instagram. Você também pode contar com o auxílio do agendamento online (portal do paciente).

O agendamento online permite que seus pacientes marquem consultas de qualquer lugar, a qualquer hora, por meio do portal do paciente, site que deve ser integrado ao seu sistema médico e ferramentas como o prontuário eletrônico.

Conheça mais sobre essa ferramenta em nosso site ou saiba mais sobre o Versatilis System, sistema de gestão definitivo para clínicas e consultórios.

Agende uma demonstração gratuita, sem compromisso, para ver como o agendamento online funciona na prática. Você também pode ver mais sobre nosso sistema nesta página.

Google™
saúde
tecnologia
tendências
Compartilhe este artigo!
Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes
  • Teleauditoria: o que é, vantagens e como realizar
  • Consulta médica online: o que é e como oferecer na clínica
  • Escala médica: como funciona e 5 dicas para organizar
  • Sistema de agenda para clínica: como escolher o melhor?
  • Imprudência médica: o que é, consequências e como evitar
Comentários
    Categorias
    • Clínica estética (13)
    • Cursos (1)
    • Dicas (38)
    • Diversos (18)
    • Gestão (95)
    • Marketing médico (25)
    • Notícias (8)
    • Novidades da Versão (72)
    • Prática médica (96)
    • Prontuário eletrônico (23)
    • Sistema Versatilis (27)
    • Software de Gestão (47)
    Confira também

    Artigos relacionados

    médica segurando uma seta representando a publicidade médica
    Marketing médico

    Novas regras de publicidade médica: confira o que mudou

    As novas regras de publicidade médica foram estabelecidas por meio da Resolução nº 2.336/23 do CFM visando a necessidade de adaptação ao contexto atual. Em um cenário dinâmico e em constante evolução, é crucial que os profissionais estejam sempre atualizados sobre as mudanças que moldam a prática médica.  Por isso, iremos conferir hoje as transformações […]

    Leia mais
    médicos elaborando estratégias de inbound marketing
    Marketing médico

    7 dicas de inbound marketing para clínicas

    O inbound marketing para clínicas é fundamental para atrair e fidelizar novos pacientes, além de alavancar a autoridade dos profissionais.  Sabemos que seu tempo como profissional de saúde é precioso e muitas vezes escasso. No entanto, também compreendemos a importância de expandir a presença online das clínicas, alcançar novos pacientes e manter uma comunicação eficaz.  […]

    Leia mais
    marketing digital na saúde
    Marketing médico

    Marketing digital na saúde: 5 dicas para atrair mais pacientes

    O marketing digital na saúde desempenha um papel crucial na garantia de que sua experiência e conhecimento estejam disponíveis para aqueles que precisam de cuidados médicos.  Atualmente, o marketing digital se tornou uma ferramenta indispensável para atrair mais pacientes e impactar positivamente a comunidade que você atende. Porém, sabemos que sua paixão é cuidar das […]

    Leia mais
    Ver todos
    Fácil, prático, versátil

    A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

    Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

    Agende uma demonstração

    Versatilis System - O software definitivo para gestão de clínicas e consultórios.

    Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das novidades!
    Inscreva-se
    Ao se inscrever, você concorda com nossa Política de privacidade e consente em receber atualiações sobre a versatilis.
    Thank you! Your submission has been received!
    Oops! Something went wrong while submitting the form.
    Rua Duarte de Azevedo, 448 – Cj 124 - Santana São Paulo / SP – CEP 02036-021
    comercial@versatilis.com.br
    (11) 2973 – 6840
    Funcionalidades
    Gestão financeiraGestão da clínicaGestão de pacientesGestão de marketing e automaçõesProntuário Eletrônico
    Institucional
    Planos e preçosQuem SomosPolítica de Privacidade
    Conteúdos
    Blog
    Redes sociais
    Facebook
    Instagram
    Twitter
    LinkedIn
    YouTube
    © 2022 Versatilis. Todos os direitos reservados.
    Desenvolvido por
    Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “Aceitar” ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
    ConfiguraçõesAceitar
    Manage consent

    Privacy Overview

    This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
    Necessary
    Sempre ativado
    Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
    CookieDuraçãoDescrição
    cookielawinfo-checbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
    cookielawinfo-checbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
    cookielawinfo-checbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
    cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
    cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
    viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
    Functional
    Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
    Performance
    Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
    Analytics
    Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
    Advertisement
    Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
    Others
    Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
    SALVAR E ACEITAR
    WhatsApp