Cirurgia robótica: entenda como funciona e quais são os benefícios 

Richard Riviere
11 de julho de 2023
Seta apontando para baixo.
cirurgia robótica

A cirurgia robótica é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza robôs condizidos por cirurgiões. 

A tecnologia gerou inúmeros avanços na medicina. De tratamentos à área de atendimento, a cirurgia robótica é um excelente exemplo desses avanços. 

Menos invasiva e, consequentemente, possibilitando uma recuperação mais rápida ao paciente, a tendência é que o uso desse tipo de cirurgia se amplie cada vez mais. 

Devido a seu meio de funcionamento, ela é considerada a evolução das cirurgias laparoscópicas, apresentando alguns benefícios bem relevantes em relação a essa. 

Neste artigo, você vai conferir tudo sobre esse tipo de procedimento: o que é, como funciona e quais são suas vantagens. 

Acompanhe! 

O que é e como funciona a cirurgia robótica?

A cirurgia robótica, ou cirurgia assistida por robôs, caracteriza-se por uma cirurgia minimamente invasiva realizada via acesso laparoscópico (pequenos orifícios onde introduzem a câmera e as pinças cirúrgicas).

Dessa maneira, braços robóticos controlados por cirurgiões realizam os movimentos que seriam feitos por mãos humanas.

Seu desenvolvimento começou na década de 1980, quando profissionais começaram a desenvolver robôs cirúrgicos para lidar com as limitações da cirurgia laparoscópica tradicional, como visualização bidimensional e limitações ergonômicas

Segundo um artigo do Brazilian Journal of Health Review:

“A cirurgia laparoscópica assistida por robô tem todas as vantagens da cirurgia minimamente invasiva, incluindo menos dor pós-operatória, incisões menores e possivelmente mais cosmeticamente atraentes, menor tempo de internação.”

O robô Da Vinci, um tipo de plataforma cirúrgica robótica, possibilitou a ampliação de seu uso, pois gerou oportunidade para que cirurgiões de todos os níveis de habilidade pudessem realizar os procedimentos.

Na prática, esse tipo de técnica funciona com o console do cirurgião que possui uma câmera com visão HD 3D. Esse console também filtra todos os movimentos para evitar tremores

Ela é indicada para tratamentos cirúrgicos como câncer de ovário, do endométrio ou do colo do útero. Com o robô, os profissionais conseguem realizar todas essas operações sem a necessidade de grandes incisões, diferentemente das abordagens abertas. 

Por esses motivos, é a técnica mais moderna no campo dos procedimentos minimamente invasivos. 

Quais são os benefícios da cirurgia robótica?

A cirurgia robótica gera inúmeros benefícios aos profissionais e pacientes. Isso porque, com ela, é possível tornar o processo cirúrgico o menos invasivo possível, resultando em um menor tempo de internação e maior precisão de movimentos. 

Confira mais sobre esses benefícios a seguir!

Menos invasivo para o paciente

Como esse procedimento faz pequenas incisões no paciente, diminui-se bastante a dor. Além disso, graças à precisão do método, há um menor risco de complicações, como sangramentos e infecções. 

Ou seja, de modo geral, é possível reduzir bastante o trauma cirúrgico. 

Redução do tempo de internação e recuperação 

Pela precisão e qualidade do método, o paciente tem a chance de ter um tempo de internação bem mais curto do que quando realiza o procedimento tradicional. 

Essa questão varia conforme o tipo de cirurgia, mas, em alguns casos, é possível receber alta no mesmo dia para retornar a suas atividades normais. O tempo de internação é até 50% mais rápido em comparação à abordagem aberta

Desse modo, o tempo de recuperação também diminui bastante, realiza-se tudo de forma minimamente invasiva. 

Diminui as chances de complicações

Graças à cirurgia robótica, reduz-se a perda de sangue e diminui-se o tamanho do corte no paciente. Esses fatores que, juntos, proporcionam menores tempos de internação e recuperação, reduzem igualmente as chances de complicações. 

Além disso, vale ressaltar que, normalmente, as plataformas utilizadas para esse tipo de procedimento possuem componentes específicos projetados para reduzir os riscos da operação

Por exemplo, existe uma trava de segurança que evita movimentos se o médico desviar o rosto da tela de controle. 

A qualificação dos profissionais é outro ponto importante, pois apenas cirurgiões certificados e com treinamento específico realizam esse tipo de cirurgia. 

Existem ainda inúmeras etapas de capacitação, que contam com a utilização de simuladores e acompanhamento de médicos mais experientes durante vários procedimentos. 

Possibilita melhores resultados estéticos 

Como as incisões geradas pela cirurgia robótica são bem menores, elas favorecem os pacientes no pós-operatório, oferecendo um melhor resultado estético

Isso porque, ao invés do extenso corte comum aos procedimentos chamados “abertos”, os cortes são mínimos e as cicatrizes ficam praticamente imperceptíveis. 

Colabora com o trabalho da equipe médica

A cirurgia robótica é um procedimento benéfico não apenas para os pacientes, como para os profissionais. 

Inicialmente, por não ter contato direto com o paciente, reduz-se o risco de infecção do médico. 

Em segundo lugar, a robótica favorece a ergonomia do cirurgião, pois ele opera sentado e com os braços apoiados, o que otimiza seu desempenho e evita o cansaço, especialmente em procedimentos mais longos. 

A nitidez das imagens é outro ponto de destaque. Com elas, o profissional consegue ter uma visão 3D de altíssima qualidade, com imagem estável e o direcionamento da câmera totalmente controlado por ele. 

Alguns consoles de trabalho ainda oferecem 3 braços de trabalho, eliminando, muitas vezes, a necessidade de mais um cirurgião auxiliar. 

Quais são os obstáculos para o uso da cirurgia robótica?

Com tantas vantagens, o uso da cirurgia robótica tende a ser cada vez mais difundido. No entanto, existem alguns obstáculos que ainda impedem um grande uso dessa técnica.

Um deles é o custo, pois a instrumentação é cara e possui usos limitados. Além disso, existe a falta de sensação tátil e o risco de falha mecânica. 

O tempo operatório também aumenta, uma vez que inclui o tempo para configuração e desmontagem robótica, especialmente quando o profissional está começando a utilizar a técnica. 

A necessidade de treinamento do médico e da equipe de enfermagem é outro empecilho. Existe, por fim, a carência de mais dados sobre os resultados. 

Em suma, a cirurgia robótica gera inúmeros benefícios, mas ainda possui obstáculos para sua implementação. 

Ao longo do tempo, a tendência é que esses obstáculos sejam solucionados, e que cada vez mais pacientes tenham acesso a esse excelente recurso tecnológico. 

Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhar com seus colegas e seguir acompanhando nosso blog para mais! 

Referências:

[1] Hospital Israelita Albert Einstein 

[2] Instituto de Cirurgia Robótica 

[3] Hospital Nove de Julho

[4] Takano Urologia

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fácil, prático, versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.

WhatsApp