Como atrair pacientes de forma ética e eficiente para sua clínica?

Richard Riviere
24 de fevereiro de 2023
Seta apontando para baixo.

Para atrair pacientes, é necessário ter conhecimento sobre marketing médico e suas estratégias, como a jornada do paciente, pesquisas de satisfação, gestão de relacionamento, divulgação da clínica ou consultório, entre outros.

Diferente do que muitos imaginam, o marketing não é limitado apenas a propaganda e comercialização. 

Atualmente, ele ocupa um espaço essencial na construção de um relacionamento duradouro com os pacientes, pois visa atender suas necessidades enquanto agrega valor, por meio dos serviços de saúde e atendimentos prestados.

Um estudo sobre a satisfação do paciente como estratégia de marketing para conquistar clientes, enfatiza a importância dos estabelecimentos médicos se enxergarem como empresa e buscarem entender a jornada do paciente.

“Por isso, as instituições que são concebidas com o olhar de empresa, apresentam maior susceptibilidade de atingir níveis elevados de eficiência, tendo uma atividade marcada por um planejamento criativo, organização racional, direção eficiente e um rigoroso controle da qualidade dos serviços prestados.”

Continue a leitura para saber como você pode atrair pacientes de maneira ética, eficiente e inteligente para sua clínica ou consultório. Acompanhe!

Qual a importância de atrair pacientes e fidelizá-los?

Como profissional de saúde, você já conhece a importância de atender um paciente que precisa do seu atendimento, devido a um problema de saúde ou busca pela prevenção de doenças.

Quando esse paciente é atendido pelo mesmo profissional ao longo dos anos, é possível ter um histórico completo sobre sua saúde e construir um relacionamento que vá além do puramente profissional, o que aumenta o engajamento do paciente no tratamento.

Porém, para conseguir alcançar esses objetivos: atrair pacientes que precisam dos serviços da sua clínica e fidelizá-los, é preciso saber como seus pacientes encontram seus serviços e suas satisfações e insatisfações! 

Segundo o mesmo estudo citado acima:

“Sendo assim, o marketing hospitalar pode constituir-se em uma ferramenta importante para o desenvolvimento das organizações hospitalares, para estabelecer e manter um relacionamento saudável com o seu público.”

De acordo com uma pesquisa realizada no estudo em um hospital, estes são os atributos que mais geram satisfação para os pacientes (em ordem):

  1. Atenção e interesse da equipe médica;
  2. Atenção e interesse da equipe de enfermagem;
  3. Educação da equipe de enfermagem;
  4. Cuidados prestados pela equipe de enfermagem;
  5. Qualidade da enfermagem diurna;
  6. Atenção da copeira com a refeição;
  7. Limpeza do quarto;
  8. Privacidade.

Repare que nenhum dos motivos listados fala sobre o conhecimento técnico da equipe, diagnóstico ou tratamento correto. São critérios que envolvem o atendimento humanizado e de qualidade!

Sabemos que ter um bom currículo e experiência é essencial, o diagnóstico e tratamento correto são de extrema importância, porém, isso é considerado básico pelos pacientes, que buscam um atendimento que vá além desse necessário.

Os tributos que mais geram insatisfação, também em ordem:

  1. Qualidade-sabor da refeição;
  2. Instalações do banheiro;
  3. Tempo de espera para atendimento;
  4. Barulho durante a noite.

Ou seja, a satisfação dos pacientes costuma estar relacionada ao recebimento de atenção e cuidado, assim como fornecimento de informações e interesse da equipe médica em construir um bom relacionamento.

Os pacientes satisfeitos com seus serviços vão indicar seu estabelecimento para amigos e conhecidos, realizando uma propaganda orgânica e favorável da sua instituição, enquanto os insatisfeitos vão fazer exatamente o contrário. 

Principais estratégias para atrair pacientes

Jornada do paciente

O primeiro passo para atrair pacientes é conhecer sua jornada! O paciente não inicia a experiência com seu serviço apenas na consulta, ele é impactado muito antes e também depois, desde a busca por um profissional, agendamento e até o pós-consulta.

Uma boa dica para mapear a jornada do seu paciente é fazer uma pesquisa com os pacientes mais antigos do seu estabelecimento, ou com a sua família e conhecidos. Pergunte:

  • O que te leva a buscar um atendimento médico?
  • Como você busca por um profissional de saúde?
  • Quais critérios avalia na hora de escolher um profissional?
  • Qual foi a sua melhor experiência em uma clínica e por quê?
  • Qual foi a sua pior experiência em uma clínica e por quê?
  • Você faz consultas particulares ou por plano de saúde?
  • Como prefere pagar pelo serviço ou pagar a operadora?
  • O que considera essencial na sua experiência (o obrigatório) e o que é um diferencial?

Você pode alterar as perguntas ou adicionar mais, adaptando-as de acordo com sua realidade. Essa pesquisa será essencial para começar a entender como pode impactar positivamente seus pacientes e atrair potenciais para seu serviço!

Pesquisas de satisfação

Como você já deve imaginar, não adianta investir dinheiro em marketing se os pacientes não estão satisfeitos com seu serviço e não indicam para conhecidos – ou pior, fazem uma propaganda negativa!

Talvez você esteja pensando que presta um atendimento humanizado, faz o diagnóstico correto e indica o melhor tratamento de acordo com o que o paciente precisa, logo, ele deve estar satisfeito.

Pare e reflita sobre o que vimos ao longo do artigo: esses procedimentos são considerados básicos pelo paciente. Normalmente, a insatisfação dele vem de outros pontos de contato, como o atendimento da equipe, tempo de espera e demora no agendamento.

Se você quer entender – de verdade – qual o nível de satisfação dos seus pacientes, faça uma pesquisa de NPS no dia seguinte após a consulta. Você mesmo pode enviar ou passar essa orientação para a secretária.

A pesquisa pode ser feita por um Google Forms com as perguntas:

  • De 0 a 10, o quanto indicaria o serviço do Dr. [colocar o nome aqui]?
  • Por favor, deixe um comentário sobre o serviço do Dr. [colocar o nome aqui].
  • De 0 a 10, o quanto indicaria o serviço da secretária [colocar o nome aqui]?
  • Por favor, deixe um comentário sobre o serviço da secretária [colocar o nome aqui].

Adapte as perguntas de acordo com a realidade da sua clínica, como as áreas (recepção, sala de atendimento, banheiros, entre outros) e profissionais de saúde. 

Divulgação da clínica ou consultório

Após entender qual é a jornada do seu paciente e saber qual é o nível de satisfação dos seus pacientes com os serviços prestados, você provavelmente já tem várias ideias e informações que vieram da suas pesquisas.

Logo, você sabe como eles costumam buscar os profissionais de saúde, o que esperam e o que consideram como diferencial. Para fechar sua estratégia de marketing com chave de ouro, considere estar presentes nos seguintes canais:

  • Google Meu Negócio: perfil gratuito do Google no qual você pode adicionar as principais informações da sua clínica, como endereço, telefone, meios de contato, imagens e avaliações;
  • Google Ads: permite que você seja um dos primeiros resultados em pesquisas como “cardiologista em fortaleza” por um preço razoável, de acordo com o orçamento que você possui;
  • Site institucional para apresentar seu currículo, como sua clínica funciona, quais procedimentos realiza, meios de contato e divulgar seu agendamento online;
  • Blog que pode estar dentro do seu site, caso faça sentido para você publicar artigos sobre dicas de saúde, vídeos e podcasts, de forma a educar potenciais pacientes;
  • Redes sociais nas quais seus pacientes estão presentes, como o Instagram.

Com um perfil no Google Meu Negócio, site institucional (com blog, se fizer sentido), anúncios de palavras-chave da sua especialidade no Google Ads e presença nas redes sociais, tenho certeza que você verá ótimos resultados!

Para aprender mais sobre gestão de marketing e automações, acesse nosso site ou agende uma demonstração com um de nossos especialistas para entender como um sistema médico pode aprimorar seu marketing!

Richard Riviere

Especialista em Saúde Digital, CEO e Co-Fundador da Versatilis System, o sistema de gestão DEFINITIVO das clínicas do Brasil.

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