Transplante com rim de porco causa mudança de vida em americano de 67 anos. Ele está vivendo melhor após anos de sofrimento com diálise.
O americano Tim Andrews, de 67 anos, precisava da diálise para controlar sua doença renal em estado terminal. Após meses de tratamento, ele começou a ficar exausto e sem esperança, perguntando-se se valia a pena continuar.
Então, surgiu uma oportunidade inusitada: o transplante com rim de porco. Em janeiro deste ano, Tim passou por um transplante experimental que promete um novo tipo de medicina.
O rim de porco é geneticamente modificado e ele é um dos poucos pacientes que já enfrentaram esse tratamento. Além disso, Tim é a única pessoa viva nos EUA que vive com um rim de porco.
A virada de chave no tratamento de Tim
O transplante com rim de porco trazia riscos, mas ele queria se livrar da diálise e constatou que valia o risco.
Vivendo com diabete desde 1990, ele estava em insuficiência renal estágio 3, que progrediu rapidamente para estágio terminal. Assim, sua única opção era a diálise.
O tratamento com diálise, no entanto, sobrecarrega o corpo, e Andrews sentiu o peso emocional e físico. Ele começou a ficar cansado para realizar suas atividades e estava sempre muito fraco.
Nesse sentido, um rim humano poderia demorar muito. Cerca de 90.000 pessoas estão na fila de um transplante e muitos acabam falecendo enquanto esperam pela compatibilidade.
O transplante foi um sucesso e os médicos conectaram o rim de porco geneticamente modificado ao órgão de Tim.
Uma nova vida para Tim
Após a cirurgia, ele se lembra de acordar revigorado. Hoje, ele cozinha, passa aspirador e caminha com seu cachorro. Ou seja, Tim voltou a ter uma vida normal.
Embora ainda tome medicamentos, viver sem a diálise fez uma enorme diferença em sua vida. Ele sente que nasceu de novo.
Ainda na lista de espera por um órgão humano, ele sabe que o rim pode não funcionar a longo prazo, mas se o órgão puder ser uma ponte que o mantém aguardando um doador humano, será um enorme marco médico.
Tim é o quarto paciente vivo a receber um transplante de rim de porco nos EUA. Hoje, os médicos estão pesquisando como diminuir a rejeição e tornar o órgão mais compatível com o corpo humano.
No entanto, pacientes como Tim dão esperança para milhares de pessoas que aguardam um transplante, e certamente abrem novas e promissoras oportunidades na medicina.
Saiba mais em: CNN Brasil.