Uma lente de contato pode revolucionar tratamento de glaucoma. A tecnologia funciona até durante o sono e é capaz de monitorar os olhos. Saiba mais!
Embora já existam algumas lentes de contato que monitoram os olhos em busca de sinais de glaucoma, a utilização desses dispositivos acontece especialmente quando o paciente está acordado.
Agora, um novo tipo de lente monitora os olhos mesmo à noite. Esse monitoramento é fundamental, pois se há um risco de desenvolvimento da doença, é preciso detectá-la o mais cedo possível.
Assim, é preciso monitorar variações na pressão intraocular (PIO) e movimentos oculares anormais que acontecem durante o sono. No caso, os movimentos ocorrem especialmente na fase REM e nas primeiras horas da manhã.
Como funciona a nova lente de contato para tratamento de glaucoma?
Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Eletrônica da China desenvolveram lentes chamadas lentes bimodais esticáveis (BCLs).
Elas possuem uma estrutura de 5 camadas ultrafinas, que incluem sensores de pressão e de movimento ocular integrados a materiais como silicone, cobre e neodímio.
Na prática, as lentes transmitem os dados via rede sem fio, então um leitor externo capta os sinais e, em seguida, as informações aparecem no smartphone ou tablet do paciente.
Nos testes, a tecnologia performou em pessoas voluntárias e coelhos, mostrando alta eficácia na medição da PIO e dos movimentos oculares. Segundo o Dr. Guang Yao, um dos autores do estudo:
“[O monitoramento contínuo] Possibilita intervenções mais cedo e um traqueamento mais eficaz da progressão da doença, particularmente para pacientes com glaucoma. Por ser sem fio e fácil de usar, é possível usá-la confortavelmente em casa, não apenas em clínicas.”
A tecnologia é uma esperança para milhares de pacientes que sofrem com glaucoma e promete ser uma virada de chave no tratamento e na prevenção da doença.
Saiba mais em: New Atlas.