glosas medicas

Glosas: entenda o que são e saiba como evitá-las

As glosas costumam dar muita dor de cabeça a médicos e administradores de clínicas, pois elas dificultam a realização do trabalho e do andamento adequado dos procedimentos. Entendê-las efetivamente e saber como evitá-las, torna o trabalho de todos muito mais assertivo, sem preocupações desnecessárias e retrabalho.

O que são glosas médicas?

As glosas são documentos gerados sempre que há uma divergência entre os serviços prestados pela clínica ou consultório e os procedimentos listados nos arquivos dos planos de saúde e, portanto, a não autorização e pagamento dos mesmos.

Sempre que glosas são geradas, transtornos e atrasos podem surgir, pois é necessário uma revisão dos documentos e processos para que o valor devido seja recebido e o procedimento autorizado. Existem dois tipos de glosas: administrativas e técnicas.

As glosas administrativas costumam representar um problema menor, sendo de fácil resolução, por geralmente serem causadas por erros de preenchimento das guias. Nesse caso, basta preenchê-las novamente de maneira correta e reenviar para a solicitação.

As glosas técnicas já requerem uma atenção um pouco maior, pois surgem quando os procedimentos são recusados e precisam ser revistos e reavaliados. Nesse caso, os procedimentos precisam ser melhor justificados para serem aceitos pelo plano de saúde.

5 pontos que ajudam a evitar glosas

Não existe uma fórmula mágica para nunca mais se ter glosas em uma clínica médica, mas existem procedimentos e condutas que ajudam a evitá-las, com incidência até 80% menor. Vamos explicar, a seguir 5 atitudes que você pode tomar em sua clínica para reduzir drasticamente o número de glosas.

1. Prontuários eletrônicos

Os prontuários eletrônicos são excelentes para que se tenha mais segurança e clareza nas informações dos pacientes e seu procedimentos. Isso também facilita a congruência de dados entre o que o paciente precisa e o requerido nas guias dos planos. As chances de equívocos nas informações ficam extremamente reduzidas, tal como a incidência de glosas.

2. Boa gestão de autorização de procedimentos

É muito importante que haja uma equipe que entenda bem as diretrizes do plano de saúde e que consiga conferir se as requisições estão de acordo para se evitar as glosas. Os planos e as clínicas possuem suas particularidades e critérios, por isso, sabê-los e executar as tarefas burocráticas com clareza e dentro do previsto é essencial.

glosas medicas evitar

3. Organização interna

Um ambiente organizado propicia em procedimentos mais assertivos. O mesmo acontece com a equipe e os processos. É importante que se tenham definidas as funções de cada um da equipe e que se tenha uma regra básica para o preenchimento adequado de procedimentos e solicitações. Uma dica para manter a organização, é criar um checklists para a regularização de processos.

4. Equipe bem treinada

Uma equipe bem treinada e que esteja por dentro de todos os processos internos da clínica, e também conheça as realidades dos planos de saúde e empresas parceiras. Investir em treinamento de equipe e identificar as melhores pessoas para determinados postos, ajuda a aumentar a organização, melhorar os processos e reduzir as glosas, pois as pessoas envolvidas terão mais conhecimento sobre o seu trabalho e os procedimentos necessários.

glosas medicas evitar

5. Software de gestão de clínicas e consultórios

Um software de gestão para clínicas e consultórios é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais poderosas para reduzir as glosas. Isso, pois eles contam com uma série de ferramentas digitais que unificam e organizam as informações de pacientes, clínicas e convênios de maneira simples e de fácil visualização e utilização.

Além do mais, os softwares de gestão para clínicas e consultórios foram desenvolvidos especificamente para o ambiente médico, o que aumenta a atenção às necessidades específicas do ramo. Alguns, inclusive, já possuem prontuários eletrônicos e um portal de gestão financeira como parte integrante do sistema – o que é o caso do Versatilis.

Conte com o Versatilis para reduzir as glosas na sua clínica!

O Versatilis é o melhor software de gestão para clínicas e consultórios do mercado. Ele é ideal para clínicas que possuem convênios médicos, pois é um sistema otimizado para isso. Reduzir o número de glosas fica muito mais fácil com o Versatilis! Faça seu teste gratuito, agora!

No Comments

Post A Comment

dezessete − um =

Olá! Fale conosco pelo WhatsApp

Fale Conosco no WhatsApp