Clínicas pensantes, gestões exemplares

O termo “pensante”, no que diz respeito às clinicas e consultórios médicos, reforça a constante necessidade desses espaços em oferecer melhores experiências de atendimento aos clientes. Mais do que isso, vários desses locais tem usufruído dos benefícios de uma gestão qualificada, que visa não somente a otimização dos resultados internos como também uma percepção positiva por parte dos seus frequentadores.

Nesta seara, tanto clínicas populares quanto aquelas independentes estão integrando em suas rotinas centenas de ex-usuários de planos de saúde, além de favoráveis investimentos para oferecer serviços com qualidade e preços cabíveis à situação de cada paciente.

Acerca dos planos de saúde, um dado mostra-se interessante: segundo projeções de entidades como Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab) e da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), no fim de 2014, mais de 3,2 milhões de pessoas perderam seus convênios médicos, seja porque foram demitidas ou porque não conseguiram mais arcar com os custos das mensalidades, que subiram bem acima da inflação.

Ao mesmo tempo em que esses estabelecimentos crescem gradativamente, é preciso pensar em novas propostas que valorizem os cuidados para com colaboradores e beneficiários. Os fatores que levam em conta a contribuição para a sustentabilidade e o fortalecimento da cultura do cuidado personalizado da saúde também não ficam de fora desta pauta, uma vez que existe a missão de transmitir ao público uma imagem de credibilidade, associada muitas vezes às inovações do mercado.

Prova disso temos o panorama atual da saúde no Brasil. Enquanto os planos de saúde vêm registrando uma escada alta de custos e redução de clientes, as clínicas populares e independentes estão ganhando mais espaço com seus negócios.

É bem verdade que esse segmento tem aproveitado o vão deixado no mercado pelos altos valores cobrados pelos convênios e a dificuldade dos trabalhadores de encontrar um atendimento decente em unidades públicas de saúde, mas aí é que está a resposta: é extremamente válido pensar e enxergar as possibilidades para “sair da caixa” e encaixar novos e potenciais projetos.

O impacto gerado por uma gestão especializada na avaliação dos procedimentos e dados de uma clínica, dependendo de como for trabalhada, pode causar na maioria das vezes uma mudança comportamental e cultural, criando nos colaboradores e demais funcionários a adesão de um modelo de rotina adequado com seus ritmos de trabalho. Sem falar da conscientização sobre a redução do desperdício com exames e demais procedimentos, que comprometem a parte das finanças de um consultório.

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