Outros dispositivos (aparelhos) associados a incidentes adversos e os não especificados – instrumentos, materiais e aparelhos cirúrgicos (incluindo suturas)

O código CID Y82.3 refere-se à categoria de “Outros dispositivos (aparelhos) associados a incidentes adversos e os não especificados”, que engloba situações em que equipamentos, instrumentos, materiais ou aparelhos utilizados em procedimentos médicos ou cirúrgicos causam ou estão associados a eventos adversos. Essa classificação inclui problemas relacionados a dispositivos implantados, utilizados durante cirurgias, suturas, próteses, próteses ortopédicas, cateteres, e outros instrumentos, cujo uso resulte em complicações, falhas, deslocamentos ou reações adversas não previstas. Os incidentes podem ocorrer por falhas técnicas, erro humano, materiais defeituosos ou incompatibilidade. Sintomas variam de dor, inflamação, infecção, a falha funcional do aparelho. O diagnóstico costuma ser feito por avaliação clínica, exames de imagem ou análises laboratoriais. O tratamento é baseado na remoção do dispositivo, correção cirúrgica ou manejo clínico. A prevenção envolve uso adequado, inspeção rigorosa dos materiais e treinamento da equipe médica, além do rigor na seleção e manutenção dos equipamentos utilizados.

Início » CID 10 » Capítulo XX - Causas Externas de Morbidade e Mortalidade » Complicações de assistência médica e cirúrgica » Outros dispositivos (aparelhos) associados a incidentes adversos e os não especificados » Outros dispositivos (aparelhos) associados a incidentes adversos e os não especificados – instrumentos, materiais e aparelhos cirúrgicos (incluindo suturas)

O que é o CID 10?

O CID-10, ou Classificação Internacional de Doenças, é um sistema globalmente reconhecido para classificar e codificar doenças, condições de saúde, lesões e causas de morte. Desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o CID-10 fornece códigos alfanuméricos para uma vasta gama de condições médicas, permitindo uma padronização na comunicação entre profissionais de saúde, pesquisadores e gestores de políticas de saúde em todo o mundo.

Esses códigos são usados em registros médicos, relatórios de saúde pública, faturas médicas e estatísticas de saúde para facilitar a coleta, análise e interpretação de dados sobre saúde. O CID-10 é atualizado periodicamente para refletir avanços na compreensão médica e nas práticas de codificação, e sua utilização é essencial para o monitoramento da saúde da população, planejamento de serviços de saúde, pesquisa epidemiológica e formulação de políticas de saúde.
Fácil, Prático, Versátil

A gestão da sua clínica não precisa ser complicada

Simplifique todos os processos com a solução mais moderna e eficiente do mercado.
WhatsApp